Notícias

Confirmada 3ª morte por intoxicação por metanol em Mato Grosso: Saiba mais

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Um jovem de 24 anos morreu por intoxicação por metanol em um hospital particular de Barra do Garças (MT). Conforme o painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), este é o terceiro óbito confirmado em Mato Grosso e foi registrado no dia 18 de novembro.

Ele era morador de Querência e deu entrada na unidade em estado grave. Ainda segundo a SES, ele não recebeu o antídoto e o exame tóxicológico confirmou a contaminação. A identidade da vítima não foi divulgada até esta publicação.

A morte anterior foi confirmada no dia 21 de novembro. Márcia Guimarães, de 42 anos, moradora de Itanhangá (MT), morreu após ter sido internada, no dia 3 do mesmo mês, com suspeita de intoxicação por metanol no Hospital Regional de Sorriso (MT). Ela estava na UTI, entubada e recebia um antídoto específico.

Já o primeiro óbito foi registrado no dia 6 de novembro. A vítima era uma mulher de 30 anos, moradora de Várzea Grande.

Atualmente, existem seis casos confirmados em Mato Grosso e apenas um em investigação. Uma jovem, de 26 anos, que está internada em Cuiabá, aguardando o exame laboratorial.

Intoxicação por metanol: saiba como reconhecer os sinais e agir rápido

O perigo ocorre quando o metanol é utilizado de forma ilegal, como em casos recentes de adulteração de bebidas alcoólicas, ou por manipulação incorreta.

Os principais sintomas podem variar conforme o órgão atingido. Entre os mais comuns estão:

  • Alterações ou perda da visão
  • Náusea e vômitos
  • Dor abdominal
  • Confusão mental
  • Sonolência e tontura
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza muscular

O médico e toxicologista do Ciatox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica), Sandro Benites, reforça a atenção para sintomas que surgem cerca de 12 horas após o consumo de bebida alcoólica.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.