-
Cristiano marcou pela primeira vez na Copa de 2006, na Alemanha
-
Aos 37 anos, o português começou a caminhada por sonho de título inédito
-
Portugal faz a estreia na Copa em partida contra Gana, pelo Grupo H
A Copa do Mundo FIFA de 2022 apenas começou para Cristiano Ronaldo, mas ele já está colecionando feitos históricos em campo. Titular na vitória de Portugal sobre Gana por 3 a 2 nesta quinta-feira (24), o capitão se tornou o primeiro jogador na história a marcar em cinco Mundiais masculinos diferentes.
Ronaldo colocou Portugal em vantagem no segundo tempo, por meio de uma cobrança de pênalti precisa (mais tarde, André Ayew empatou para os africanos, mas João Félix e Rafael Leão recolocaram os portugueses na frente, com um gol de Bukari em seguida marcando o placar ).
De quebra, Cristiano acrescentou seu nome ao clube dos jogadores que disputaram jogos em cinco Copas diferentes. Essa relação conta com Lothar Matthäus (ALE), Antonio Carbajal (MEX), Rafa Márquez (MEX), Gianluigi Buffon (ITA), Andrés Guardado (MEX), Guillermo Ochoa (MEX) e Lionel Messi (ARG). Os últimos três jogadores desta relação também conseguiram o feito no Qatar.
Recordista de Portugal em partidas da Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo disputou sua 18ª partida no torneio, com oito gols marcados no total. Caso jogue, pelo menos, todos os três duelos da fase de grupos, o atacante terminará a Copa no “top 10” de atletas com mais jogos na história da competição.
Ainda há mais uma marca expressiva para ser alcançada pelo ídolo português neste Mundial. O capitão está a apenas um gol de igualar Eusébio como o maior artilheiro da história de Portugal nas Copas do Mundo.
Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo
Participações: 5 (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022)
Jogos: 18 Gols: 8
Alemanha 2006
Jogos: 6 Gols: 1
Cristiano Ronaldo era apenas um jovem de 21 anos quando se apresentou à Alemanha para a disputa de sua primeira Copa do Mundo. Ao lado do lendário Luís Figo, tornou-se uma válvula ofensiva para o time de Luiz Felipe Scolari, explorando toda a sua criatividade e qualidade nos jogos do Mundial.
Marcou seu primeiro gol contra o Irã, na fase de grupos, batendo pênalti, e ajudou Portugal a chegar às semifinais. Eliminados para a França, os lusitanos também perderam para a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar.
África do Sul 2010
Jogos: 4 Gols: 1
Eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e campeão da UEFA Champions League apenas dois anos antes, Cristiano Ronaldo chegou cercado de expectativas à África do Sul. Com remanescentes da geração que conseguiu a campanha histórica em 2006, o astro poderia liderar seu país ainda mais longe.
Mas as esperanças foram frustradas na Copa do Mundo. Após classificar-se em segundo em um grupo com Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte, Portugal foi eliminado nas oitavas de final para a Espanha. Cristiano marcou apenas uma vez, na goleada sobre os norte-coreanos.
Jogos: 3 Gol: 1
Não dá pra dizer que Cristiano Ronaldo não se esforçou para levar Portugal à Copa do Mundo FIFA. Protagonista de uma batalha épica com Zlatan Ibrahimovic na repescagem das eliminatórias, CR7 foi ao Brasil para disputar seu terceiro Mundial.
Mas uma lesão antes da viagem para a Copa tirou o astro de suas melhores condições. Em mais um grupo complicado, com Alemanha, Estados Unidos e Gana, ele não conseguiu evitar a eliminação de Portugal na primeira fase. Foi dele o gol da vitória dos portugueses na competição única, diante de Gana.
Rússia 2018
Jogos: 4 Gols: 4
Entre as duas Copas do Mundo, Cristiano Ronaldo se consolidou como um atacante de área, tornando-se o jogador de futebol mais letal de todo o planeta. No Mundial da Rússia, isso foi exibido no maior palco possível, com a Copa mais artilheira de Cristiano até aqui.
Foram quatro gols marcados na fase de grupos, incluindo um inesquecível hat-trick contra a Espanha na estreia. Mais uma vez, porém, o sonho português parou nas oitavas de final, com a eliminação para o Uruguai de Edinson Cavani.
Catar 2022
Jogo: 1 Gol: 1
Em sua quinta Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo estreou como titular por Portugal diante de Gana, pela abertura do Grupo H. O atacante teve a responsabilidade de cobrar um pênalti no segundo tempo e marcou seu nome na história ao vencer o goleiro africano.
Fonte: Agência Esporte
O resultado desta partida elimina os canadenses com uma rodada de antecipação e deixa os vice-campeões mundiais a um empate da classificação.
-
Na quinta partida da sua história em Mundiais, o Canadá conseguiu seu 1º gol
-
Virada croata provocou a emissão precoce dos canadenses
-
Atuais vice-campeões tolerados um confronto direto com a Bélgica por vaga
Croácia 4 x 1 Canadá
Gols: Alphonso Davies (2 min do 1º tempo e 25 min do 2º tempo), pelo Canadá; Andrej Kramaric (36 min do 1º tempo e 25 min do 2º tempo), Marko Livaja (44 min do 1º tempo) e Lovro Majer (49 min do 2º tempo), pela Croácia.
Um dos países-sedes da próxima edição da Copa do Mundo fifa, em 2026, o Canadá conseguiu neste domingo (27.11) cumprir uma das suas metas no Qatar. Depois de quatro partidas em branco, anotou seu primeiro gol na história do torneio. Só que o objetivo não foi completo. No final, a seleção representante da Concacaf não conquistou a vantagem construída logo no início do jogo e, ainda no primeiro tempo, levou a virada da Croácia, atual vice-campeã mundial.
O resultado tirou dos canadenses a briga pela classificação no Grupo F. Com duas derrotas nas duas primeiras rodadas, eles apenas cumprirão a tabela na próxima quinta-feira, contra Marrocos.
Mesmo assim, o saldo de sua participação é bem positivo e as perspectivas para o próximo Mundial, melhores ainda. Na volta à competição de 26 anos, fez jogo duro (e foi melhor, durante boa parte das partidas) contra duas forças importantes da Europa, Bélgica e Croácia.
São elas que fazem o outro jogo da rodada que encerra o grupo. A vantagem é dos croatas, que somam quatro pontos e dependem só do empate para seguir em frente. Já a Bélgica terá de sair de campo vitoriosa para ter certeza da classificação. Caso empate, terá de torcer pelo Canadá no confronto com os marroquinos.
Momento chave
O Canadá não apenas liderava o placar, como estava relativamente confortável na partida, sem ser muito incomodado pelo ataque croata. Eis que, aos 36 minutos do primeiro tempo, Ivan Perisic sentiu uma falha de posicionamento da defesa adversária e encontrou Andrej Kramaric completamente livre para chutar cruzado e começar a construir o caminho da virada.
O gol de Alphonso Davies, o primeiro da história do Canadá em Mundiais, foi marcado logo no segundo minuto da partida (o tempo oficial ainda está sujeito a confirmação da FIFA) e é o mais rápido dos 65 já anotados no Qatar-2022.
Craque do jogo
Se a Croácia conseguiu uma virada sobre o Canadá e assumiu a liderança da chave, boa parte da responsabilidade pode ser creditada a Andrej Kramaric . Remanescente do tempo vice-campeão mundial de 2018, o atacante do Hoffenheim marcou dois gols e fatutou o BUDWEISER JOGADOR DA PARTIDA.
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento