Carros & Motos

Automobilismo Sustentável: Buscas por Fórmula E em São Paulo crescem 108% antes do E-Prix

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Automobilismo sustentável: às vésperas do E-Prix, buscas online por Fórmula E em São Paulo aumentam em 108%

Automobilismo sustentável: às vésperas do E-Prix, buscas online por Fórmula E em São Paulo aumentam em 108%. Veja os números

A popularização da mobilidade elétrica está transformando a forma como o público consome o automobilismo, e a Fórmula E surge como protagonista dessa mudança.

Buscas online por Fórmula E em São Paulo aumentam em 108%

A competição alcançou um público recorde de 561 milhões de espectadores totais na última temporada, segundo os dados da Kantar Media, empresa que realiza estudos de audiência de televisão. No Brasil, o interesse segue a mesma tendência: as buscas online por “Fórmula E” cresceram 22% no último trimestre, somando mais de 300 mil pesquisas no último ano. 

O aumento de buscas por palavras-chave relacionadas, como “Fórmula E São Paulo”, que cresceu 108%, “Fórmula E 2025”, que subiu 23%, e “São Paulo E-prix”, que aumentou 80%, também reforça o movimento de popularidade do esporte. O levantamento foi realizado pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, que analisou as buscas online pelo tema.

 

image.png

image.png

Sobre a Fórmula E

Lançada em 2014, a Fórmula E foi o primeiro campeonato internacional de monopostos totalmente elétricos do mundo, utilizando corridas de rua para promover a mobilidade sustentável. Tornou-se Campeonato Mundial na 7ª temporada (2020/21) e hoje conta com 12 equipes e 24 pilotos. 

A 12ª temporada começa no dia 06 de dezembro em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi. Essa será a segunda vez consecutiva que a primeira largada ocorre na capital paulista. A temporada ocorrerá entre dezembro de 2025 e agosto de 2026, com um total de 18 etapas em 12 lugares diferentes. 

image.jpegimage.jpeg
(crédito: iStock)

Neste campeonato, o Brasil será representado por dois pilotos: Felipe Drugovich, que irá para sua primeira temporada completa na Fórmula E, representando a Andretti, tornando-se o primeiro piloto brasileiro da história da equipe. Em evidência, o nome de Drugovich ultrapassou a marca de 450 mil buscas no Google no último ano, segundo o levantamento. 

Também corre pelo país o piloto Lucas di Grassi, conhecido como “Sr. Fórmula E”, um dos nomes mais importantes da categoria desde sua criação, que irá para a 12ª temporada representando a Lola Yamaha ABT.  

Metodologia

Os dados utilizados na pesquisa foram levantados a partir da identificação das buscas no Google para os termos relacionados à “fórmula E” e “veículos elétricos”. Para o volume total de buscas, somou-se o valor das pesquisas dos últimos 12 meses para os termos “fórmula e”, “veículos elétricos” e “felipe drugovich”.

As buscas online correspondem ao período de agosto a outubro de 2025, sendo os dados mais recentes disponibilizados pelas plataformas do Google no momento em que a pesquisa foi realizada. 

Fora do autódromo

Para além das pistas de corrida, as pesquisas online também destacam o interesse dos brasileiros por automóveis elétricos: a procura por “veículos elétricos” registrou um aumento de 400% no último trimestre, com o volume de pesquisas por “carros elétricos” ultrapassando a marca de 1 milhão de buscas no último ano.

Hoje, o Brasil conta com mais de 566 mil veículos eletrificados, de acordo com dados mais recentes da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), reforçando que a mobilidade sustentável deixou de ser apenas uma tendência e agora caminha para se consolidar como uma realidade no país.

Patrick von Schaaffhausen, CEO da Descarbonize Soluções, fala sobre o movimento crescente de veículos elétricos no país: “Os números revelam como os brasileiros estão mais conscientes sobre os impactos de suas escolhas e mais abertos a alternativas sustentáveis. E essa curiosidade só traz benefícios, à medida que a população se informa e entende as vantagens de aderir ao veículo elétrico”.

“O crescimento dos espectadores da Fórmula E reforça essa tendência ao evidenciar, de forma prática, o potencial dos veículos elétricos e ao aproximar o público de uma modalidade de esporte que valoriza a mobilidade mais econômica e sustentável sem abrir mão da velocidade”, completa.

Leia aqui: Globo define novo narrador para a Fórmula 1 no SporTV em 2026

 

 


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.