Desmantelado: Polícia Civil fecha grande esquema de desmanche de motos no Rio de Janeiro
Polícia Civil desmonta esquema de desmanche de motocicletas no Corte Oito, em Duque de Caxias. Cerca de 50 motos roubadas e peças foram apreendidas. Entenda a ligação do esquema com o Comando Vermelho.
A Polícia Civil realizou uma operação bem-sucedida que culminou no desmantelamento de uma extensa rede de desmanche ilegal de motocicletas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O esquema funcionava dentro da comunidade do Corte Oito, no Complexo da Mangueirinha, e fornecia suporte financeiro e logístico para o tráfico de drogas local.
Polícia Civil fecha grande esquema de desmanche de motos
A ação, coordenada pela 59ª DP (Duque de Caxias) na última terça-feira (2), foi deflagrada após as autoridades receberem denúncias sobre um homem identificado como “Dadá”, apontado como o responsável por comandar o grande desmanche na comunidade.
Com o apoio do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), os agentes entraram na região e localizaram diversos pontos que operavam como oficinas clandestinas. O resultado da investida foi a apreensão de um vasto material:
- Cerca de 50 motocicletas roubadas (algumas inteiras e muitas já em processo de desmanche).
- Peças de motos embaladas, prontas para serem comercializadas no mercado ilegal.
- Máquinas de cartão (indicando a sofisticação e o volume das transações ilícitas).
- Uma prensa, equipamento frequentemente usado para compactar drogas.

Ligação com o Tráfico e o Comando Vermelho
As investigações revelaram que o desmanche não era apenas um crime autônomo, mas funcionava como uma estrutura de apoio financeiro e material ao tráfico de drogas. A área é notoriamente dominada pela facção criminosa Comando Vermelho.
O esquema criminoso fomentava ativamente o roubo de motocicletas em Duque de Caxias e em toda a Baixada Fluminense, abastecendo um comércio ilegal de peças. O roubo de veículos se torna, assim, um ciclo vicioso de criminalidade que gera lucro para a facção.
A operação aconteceu em um momento em que o 15º BPM já estava atuando no interior da comunidade. A Polícia Civil garantiu que as investigações prosseguirão com o objetivo de identificar e prender todos os indivíduos envolvidos na organização e execução deste esquema criminoso.
Leia aqui: CG 160, PCX 150, Elite 125 e mais: veja as motos mais visadas para roubo e furto em SP
Quer saber mais sobre o combate ao crime organizado no Rio? Comente e compartilhe esta notícia sobre o desmanche na Baixada!
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






