Quatro deputados federais de Mato Grosso assinaram requerimento para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do “Abuso de Autoridade” na Câmara dos Deputados. O objetivo do procedimento administrativo é investigar ações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Votaram a favor: José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PL) e Dr. Leonardo (Republicanos). De acordo com o autor da proposta, deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), já foram obtidas 181 assinaturas – dez a mais que o mínimo necessário – para abertura da CPI.
No requerimento, o autor ministros do STF e do TSE de terem cometido abuso de autoridade em pelo menos três episódios. Um deles é a busca e apreensão ordenada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em endereços de empresários por terem trocado mensagens defendendo uma ruptura institucional em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições.
Ainda de acordo com o deputado, o pedido de abertura da CPI não é “partidário”. “É uma CPI para pacificar o país neste momento. Somos justamente muito cobrados como parlamentares para que neste momento ajamos. O Parlamento brasileiro precisa se situar no seu lugar de direito, que é a defesa da democracia”, apontou Van Hattem.
Segundo o parlamentar, os signatários do requerimento são de 19 estados e de 12 partidos políticos. Entre as siglas, estão Republicanos, PL, PP, PSC, Podemos, União, PSD, MDB, Patriotas, Cidadania, PSDB e Novo.
“Contabiliza o meu aí também, Marcel Van Hattem! O Brasil só tem um dono: o povo!!!”, disse Medeiros em sua conta no Instagram.
Fonte: esportesenoticias