Um túnel de 513 metros de extensão vai substituir o trecho mais instável da estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, no ponto conhecido como Portão do Inferno, na MT-251. A obra, orçada em R$ 54,8 milhões, é considerada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) como a solução definitiva para o risco de deslizamentos e colapso de rochas no local. O edital de licitação foi publicado nesta sexta-feira (28).
De acordo com a Sinfra, o túnel terá 170 metros de extensão. Somados os acessos, a obra atinge 513 metros no total. O investimento estimado é de R$ 54,8 milhões.
As empresas interessadas poderão encaminhar os documentos entre 28 de novembro de 2025 e 21 de janeiro de 2026, pelo submenu “licitações e editais”. A abertura das propostas está marcada para o dia 9 de março do ano que vem.
Solução paa área de risco
A construção do túnel foi escolhida como a alternativa para tentar resolver os problemas crônicos no Portão do Inferno. A região tem registrado movimentos de massa, como quedas, tombamentos e rolamento de blocos de rocha. Ensaios técnicos apontaram o comprometimento da estabilidade do maciço rochoso, com risco real de colapso estrutural.
Segundo a Sinfra, soluções a céu aberto exigiriam cortes de grande porte, maior movimentação de material e causariam impacto significativo à paisagem da Chapada. Além disso, o túnel apresenta menor custo de manutenção ao longo da vida útil da obra e permite a continuidade do tráfego durante a execução.
Nos últimos meses, medidas emergenciais como a instalação de barreiras de contenção e a restrição ao tráfego de veículos pesados reduziram o risco imediato de acidentes, mas não eliminaram o problema de instabilidade.
O prazo estimado para execução das obras é de 420 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. Já o prazo total do contrato está previsto para 510 dias.
Fonte: primeirapagina






