A geração belga estabelecida, na sua terceira Copa do Mundo, teve pela frente nesta quarta-feira uma leva promissora de jogadores canadenses, iniciada em um dos grandes jogos deste Mundial. Com várias chances de gol e duelo tático de alto nível, os europeus levaram a melhor e venceram por 1 a 0.
O duelo teve momentos de domínio de ambas as partes, mas não é absurdo dizer que o time da América do Norte foi superior em um período maior da partida. A marcação pressão e a linha alta da defesa causaram danos aos europeus.
Alphonso Davies foi um dos maiores destaques, mandando uma válvula de escape pela esquerda com dribles, força e técnica. No momento mais importante, porém, falhou a marcação do pênalti. Já Michy Batshuayi, que tinha perdido quase todos os duelos até ali, anotou o gol dos belgas no final do primeiro tempo, dominando o lançamento entre os zagueiros e chutando de esquerda, no canto.
A etapa final manteve o panorama dos 45 minutos iniciais, com o Canadá encaminhado e buscando o gol a todo o momento. Dona de um grande goleiro e de uma equipe já muito experiente no Mundiais, a Bélgica conseguiu o triunfo até o fim.
Momento-chave
O Canadá pressionou a Bélgica nos primeiros dez minutos e, em uma das finalizações, Carrasco acabou bloqueando o chute com a mão. Pênalti acusado pelo VAR e assinalado pela arbitragem. Davies foi para a bola, mas parou em Courtois, mantendo o placar zerado apesar do domínio canadense.
Números
Foi a sétima vitória consecutiva da Bélgica na Copa do Mundo sem ser derrotada. A equipe soma agora cinco vitórias e dois empates na abertura de sua caminhada em Mundiais – o último revés foi em 1986, quando perdeu para o anfitrião México.
Fonte: Agência Esporte
Flamengo e Independiente Del Valle, atuais campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana respectivamente, vão disputar a Recopa Sul-Americana de 2023.
Como de costume, a Recopa Sul-Americana de 2023 será disputada em confronto de ida e volta. Os duelos acontecerão nos dias 21 e 28 de fevereiro. O primeiro jogo será em Quito, no Equador, e o segundo no Maracanã. Ambos às 21h30.
As datas das partidas já foram alteradas duas vezes. O principal motivo das mudanças é a definição do Mundial de Clubes da Fifa. O Flamengo vai participar dos dois torneios e, com isso, a Conmebol precisou esperar a oficialização da entidade máxima do futebol.
A configuração é a mesma da Recopa Sul-Americana de 2020, quando Flamengo e Del Valle também se enfrentaram. Na ocasião, as equipes empataram por 2 a 2 no jogo de ida e o clube rubro-negro venceu por 3 a 0 no Rio de Janeiro.
O Flamengo se apresenta na segunda-feira, dia 26 de dezembro, para iniciar as atividades visando os compromissos da temporada de 2023.
Fonte: Agência Esporte
O Galo enfrentará o Carabobo, da Venezuela, na segunda fase da Copa Libertadores da América 2023, com o primeiro jogo na Venezuela e a segunda partida em Belo Horizonte. Os duelos da segunda fase da Libertadores estão previstos para as semanas dos dias 22 de fevereiro e 1º de março de 2023.
O sorteio das primeiras fases da competição foi realizado no início da tarde desta quarta-feira (21), em Assunção, no Paraguai, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
A equipe que avançar enfrentará, na terceira fase, o vencedor do confronto entre Universidad Católica (Equador) e Millonarios (Colômbia), para decidir a classificação à fase de grupos da Libertadores. A terceira fase terá partidas nas semanas dos dias 8 e 15 de março.
O Carabobo se classificou para a segunda fase da Libertadores por ter ficado em terceiro lugar no Campeonato Venezuelano. O time manda os seus jogos no Estádio Misael Delgado, com capacidade de 14 mil pessoas, na cidade de Valencia.
Em 2023, o Atlético disputará a Libertadores pela nona vez nos últimos onze anos. O Galo marcou presença na principal competição continental nos anos de 2013 (Campeão), 2014, 2015, 2016, 2017, 2019, 2021 e 2022.
Fonte: Agência Esporte
Fonte: odocumento