Empresários de Mato Grosso demonstram interesse na importação
Empresários de Sinop e Matupá manifestaram interesse em trabalhar a internacionalização de seus negócios durante o evento III Comex, realizado pelo Sebrae/MT
27/11/2025 às 17:36 Atualização
28/11/2025 às 10:22
Cerca de 30 empresários da região norte de Mato Grosso participaram nesta quarta-feira (27/11), em Sinop, do III Comex – Mercado de Internacionalização, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). A instituição apresentou aos empreendedores metodologias práticas sobre como as empresas podem importar ou exportar produtos.
Marcos Cortezini, empresário de Matupá, percorreu mais de 200 quilômetros de carro exclusivamente para entender mais esse processo. Segundo ele, inicialmente tem a intenção de importar produtos na área de mêcanica, um de seus setores de atuação. “Pretendo ingressar nesse ramo, especificamente na comercialização de produtos importados por meio de negociação direta. A curiosidade e a oportunidade de hoje me motivaram a buscar mais informações sobre o assunto”, destacou Cortezini.

Para o analista técnico do Sebrae/MT e gestor local de internacionalização, Cleifton Bongiovani, empresas de qualquer porte precisam avaliar a possibilidade de trabalhar com a comercialização internacional. “A perspectiva da exportação e da importação, muitas vezes vista como distante, é, na realidade, um caminho promissor. A atuação no mercado global oferece oportunidades significativas de lucro, impulsionando o crescimento empresarial por meio da implementação de novos processos”, disse.
O III Comex recebeu o gestor do Programa de Internacionalização do Sebrae/MT, Guilherme Junglaus, e Hélio Barbosa, especialista em mercado internacional. Barbosa ensinou, de forma prática e didática, como os empreendedores podem inserir o comércio exterior em seus negócios.
“Se até mesmo os consumidores estão realizando compras internacionais, as empresas não podem ignorar essa tendência. Elas devem considerar a importação e a exportação como parte integrante de suas estratégias de compra e venda, juntamente com as operações domésticas”, reforçou Barbosa.
O Sebrae/MT oferece consultorias, capacitações e validações de empreendimentos interessados em internacionalização. Mais informações podem ser obtidas gratuitamnete pelo telefone 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae





