Suco de beterraba reduz pressão arterial em idosos e bactérias nocivas da boca, diz estudo
A ciência comprova o que a vovó já dizia. Pesquisadores da Inglaterra descobriram que o suco da beterraba faz bem e tem efeito hipotensor, ou seja, reduz a pressão arterial e pode diminuir o risco de doenças cardíacas em idosos. Por ser rico em nitrato, que os idosos param de produzir com o tempo, ele também provoca alterações no microbioma oral, que são bactérias nocivas presentes na boca.
A pesquisa mostra que idosos que tomaram uma dose concentrada de suco de beterraba duas vezes ao dia, durante duas semanas, tiveram redução na pressão arterial, um efeito não observado no grupo mais jovem que também ingeriu a bebida. “Este estudo demonstra que alimentos ricos em nitrato alteram o microbioma oral de uma forma que pode resultar em menor inflamação, bem como em redução da pressão arterial em idosos”, afirmou o coautor do estudo, Professor Andy Jones.
O estudo da Universidade de Exeter, publicado no periódico Free Radical Biology and Medicine, diz que o nitrato é crucial para o organismo e poder ser encontrado em uma dieta rica em vegetais. “Sabemos que uma dieta rica em nitrato traz benefícios à saúde e que os idosos produzem menos óxido nítrico com o passar dos anos”, afirmou a autora do estudo, Professora Anni Vanhatalo, da Universidade de Exeter.
Combate bactérias nocivas
O estudo recrutou 39 adultos com menos de 30 anos e 36 adultos entre 60 e 70 anos, através do NIHR Exeter Clinical Research Facility.
Em ambos os grupos, a composição da microbiota oral mudou significativamente após a ingestão do suco de beterraba, mas essas mudanças foram diferentes entre os grupos etários mais jovens e os mais velhos.
De acordo com o Exeter News, “O novo estudo fornece evidências de que esse resultado provavelmente foi causado pela supressão de bactérias potencialmente nocivas na boca. Um desequilíbrio entre bactérias orais benéficas e nocivas pode diminuir a conversão de nitrato (abundante em dietas ricas em vegetais) em óxido nítrico — que é fundamental para o funcionamento saudável dos vasos sanguíneos e, portanto, para a regulação da pressão arterial.”
Leia mais notícia boa
A bactéria nociva
O grupo de idosos do estudo apresentou uma diminuição notável da bactéria oral Prevotella após o consumo do suco de beterraba. Houve também um aumento no crescimento de bactérias conhecidas por seus benefícios à saúde, como a Neisseria.
Os idosos apresentavam pressão arterial média mais elevada no início do estudo, e isso diminuiu após a ingestão do suco de beterraba rico em nitrato, mas não após a ingestão do suplemento placebo.
Opções para quem não gosta de beterraba
Os pesquisadores reforçaram que é preciso incentivar os idosos a tomarem suco de beterraba.
“Incentivar os idosos a consumirem mais vegetais ricos em nitrato pode trazer benefícios significativos para a saúde a longo prazo”. E falaram sobre a saúde do coração:
“Ao revelar como o nitrato alimentar afeta as bactérias orais e a pressão arterial em adultos mais velhos, o estudo abre novas oportunidades para a melhoria da saúde vascular por meio da nutrição”, disse o Dr. Lee Beniston, do BBSRC, que financiou a pesquisa.
E se você não gosta de beterraba, a notícia boa é que existem outras alternativas ricas em nitrato, como espinafre, rúcula, erva-doce, aipo e a couve.
Fonte: sonoticiaboa






