Por quase 30 anos, a origem de Goku, o protagonista de , ficou limitada a algumas explicações e a um OVA que, embora aprovado por , nunca se tornou parte do cânone oficial. Foi somente em 2014 que Toriyama finalmente mudou a origem do Saiyajin em um mangá pouco conhecido que, curiosamente, também serviu como prelúdio para a série.
O prelúdio que mudou a origem de Goku
Desde sua publicação em 1984 até o término da série principal, poucas explicações foram dadas sobre a origem de Goku em Dragon Ball, sendo a mais aceita a de que Goku era um Saiyajin maligno enviado por Bardock à Terra, e que sua personalidade mudou após receber um forte golpe na cabeça, quando já estava sob os cuidados de Gohan.
Mas o que poucos sabem é que existe um mangá do próprio Akira Toriyama, Jaco, O Patrulheiro Galático, e seu capítulo especial, Dragon Ball Minus, publicado em 2014 nas páginas da revista V Jump. Este mangá, por meio de retcons, alterou diversos detalhes da história dos Saiyajins. E embora algumas dessas mudanças tenham sido incorporadas à introdução do filme , a maioria foi deixada de fora, deixando muitos elementos desconhecidos para os fãs que não leram o mangá.
V Jump
Nesta série, Akira Toriyama confirmou que Goku foi enviado à Terra não apenas por seu pai, mas também por sua mãe, tornando-o alvo de Jaco, um membro da Patrulha Galáctica, que buscava destruí-lo por considerar o Saiyajin uma ameaça. Contudo, como em todas as histórias de Toriyama, o caminho de Jaco toma um rumo absurdo, e ele abandona sua missão de assassinar Goku, envolvendo-se com Tights, irmã até então desconhecida de Bulma, e Omori, um cientista que tenta consertar sua nave espacial danificada.
Dragon Ball: Esse momento épico transformou Goku em uma lenda
Essa história não é essencial para entender a trama geral de Dragon Ball, mas é curioso que Toriyama tenha retornado à sua obra original com uma prelúdio quase 30 anos depois, introduzindo mudanças no mito Saiyajin. É como se o criador da franquia tivesse decidido, por conta própria, expandir a história de Goku de uma forma quase íntima.
A reformulação apresentada em Dragon Ball Minus pode não ser essencial, é claro, mas mostra como, mesmo depois de tantos anos, Akira Toriyama ainda encontrava maneiras de expandir e dar novas perspectivas à sua criação.
Fonte: adorocinema






