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Ferrovia de Alta Velocidade Rio-São Paulo: Brasil se prepara para o Trem-Bala

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Trem-Bala Rio-São Paulo: Brasil prepara a primeira ferrovia de alta velocidade

Conheça o primeiro trem de alta velocidade do Brasil, liderado pela TAV Brasil. O projeto ligará Rio de Janeiro e São Paulo em 105 minutos, custará R$ 60 bilhões e tem previsão de inauguração para 2032.

O Brasil está prestes a entrar na era da alta velocidade ferroviária. O projeto, liderado pela TAV Brasil, visa conectar Rio de Janeiro e São Paulo em um trem que promete ser uma alternativa competitiva e eficiente para a ponte aérea e o transporte rodoviário. Com previsão de início das operações para 2032, a iniciativa representa um salto na infraestrutura nacional.

Trem-Bala Rio-São Paulo: Brasil prepara a primeira ferrovia de alta velocidade

O Trem de Alta Velocidade (TAV) cobrirá um percurso de 417 quilômetros e será capaz de atingir impressionantes 320 km/h, reduzindo o tempo de viagem entre as duas metrópoles para apenas 105 minutos.

O projeto exige um investimento total estimado em R$ 60 bilhões, destinados à construção da infraestrutura, aquisição dos trens e operação inicial. O impacto econômico a longo prazo é substancial: a TAV Brasil projeta um acréscimo de R$ 168 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) e uma arrecadação tributária de R$ 36 bilhões até 2055.

Trem-Bala Rio-São Paulo: Brasil prepara a primeira ferrovia de alta velocidade - Foto: ShutterstockTrem-Bala Rio-São Paulo: Brasil prepara a primeira ferrovia de alta velocidade - Foto: Shutterstock
Trem-Bala Rio-São Paulo: Brasil prepara a primeira ferrovia de alta velocidade – Foto: Shutterstock

O preço da passagem é um dos pontos-chave para a competitividade: a estimativa inicial é de que os bilhetes custem cerca de R$ 500 por trecho.

Rota e Conectividade Estratégica

A linha do trem-bala contará com quatro paradas intermediárias, visando otimizar a conectividade regional. No Rio de Janeiro, o trem fará paradas em Resende e Volta Redonda. Já em São Paulo, as estações intermediárias serão em São José dos Campos e Jacareí.

Os terminais principais serão:

  • Rio de Janeiro: Estação Leopoldina (Centro).

  • São Paulo: Estação de Guarulhos (facilitando a integração com o aeroporto internacional).

Para financiar a gigantesca obra, a TAV Brasil está em avançadas negociações com investidores internacionais de peso, incluindo a China, a Espanha e fundos de investimento do Oriente Médio.

Estabilidade e Marco Legal

O avanço do projeto foi impulsionado pela aprovação do Marco Legal das Ferrovias em 2021, que abriu as portas para o investimento privado em ferrovias de alta velocidade. A TAV Brasil já possui o direito de construir e operar a ferrovia por 99 anos, um modelo de concessão de longo prazo que garante a estabilidade regulatória necessária para um projeto dessa magnitude.

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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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