Spartacus (), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Apesar de não ter muito com o que sonhar, pois foi condenado a pena de morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Só que seu destino é mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o compra para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador.
Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma com suas esposas, que pedem para serem entretidas com dois combates até morte e Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos.
Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar.
Uma das batalhas mais impressionantes do cinema
Antes de ser subjugado por seus formidáveis adversários e pelos reforços romanos que logo chegariam, pretende lutar com unhas e dentes por sua vida e liberdade, reservando uma grande surpresa para a linha de frente de seus atacantes.
Assim que os primeiros mensageiros romanos sobem a colina, enormes toras de madeira são repentinamente incendiadas e arremessadas contra o inimigo. A planície está em chamas. Uma das batalhas mais impressionantes da história do cinema pode começar.
Dirigida por há 65 anos, , antes de tudo, com seus recursos impressionantes. Numa época em que imagens geradas por computador obviamente não existiam, cada um dos incontáveis soldados vistos no campo de batalha era interpretado por um figurante.
Universal Pictures
Assim, cerca de 8 mil soldados treinados da infantaria espanhola foram requisitados para participar da cena, filmada perto de Madri e orquestrada por Kubrick, que suas “tropas”.
O resultado? Uma batalha impiedosa, particularmente gráfica para a época e, sobretudo, lendária, que sem dúvida influenciou muitas sequências semelhantes posteriormente. Pense, por exemplo, em filmes como ou . Considerada uma das cenas mais memoráveis de Spartacus, muito provavelmente .
Fonte: adorocinema






