Mato Grosso

Corregedoria afasta mais dois juízes do Tribunal de Justiça

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2
Mais dois juízes do Tribunal de Justiça (TJMT) foram afastados do cargo. Mirko Vincenzo Giannotte, de Sinop, e Silvia Renata Anffe, da 2ª Vara Cível de Sorriso, foram punidos pela Corregedoria-Geral da Corte, de titularidade do desembargador José Luiz Lindonte.
Leia mais: 
 
Os afastamentos, por tempo indeterminado, foram confirmados por magistrados ao Olhar Jurídico. Os dois deverão ser submetidos a escrutínio do Tribunal na sessão administrativa do Órgão Especial da próxima quinta-feira (27).
Os processos tramitam na corregedoria e seguem em segredo. Não há maiores detalhes sobre as razões que levaram ao ato formalizado por Lindote.
Bolsonarista, Mirko entrou no radar nacional por se inscrever a uma vaga no Supremo em 2021, com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro. Recentemente, ele voltou aos holofotes de Mato Grosso ao proferir decisões emblemáticas, ou contestáveis, em relação a apreensão de maquinários no estado. Em 2023, ele ordenou que a Sema suspendesse com as destruições em todo estado durante as operações conduzidas pela pasta. Tempo depois, o TJMT suspendeu a ordem.
Em julho, outros magistrados foram suspensos da Corte por questões administrativas e disciplinares por ordem do Órgão Especial: Tatiana Batista da comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade, Ivan Lúcio Amarante de Vila Rica, Renato José de Almeida Costa Filho, de Chapada dos Guimarães e Anderson Candiotto, de Sorriso.
Renato foi reintegrado na semana passada. Ivan, investigado na Operação Sisamnes, acusado de negociar sentenças com Zampieri, segue fora e monitorado por tornozeleira por ordem do STF. Não há informações atualizadas sobre a situação dos demais.
 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.