Turismo

Turismo em Mato Grosso do Sul: Projeções de Crescimento com Recorde de Feriadões em 2026

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Com oito dos dez feriados nacionais caindo em segundas ou sextas-feiras, 2026 promete ser o ano perfeito para viajar. Diante dessa expectativa, o setor de turismo já demonstra otimismo em Mato Grosso do Sul. Afinal, quanto mais gente querendo viajar, maiores as chances de venda de pacotes para os destinos mais badalados do país, do exterior e, claro, do próprio estado.

Segundo a consultora de viagens Valesca Tobias Fantini, a procura por passeios e pacotes para o ano que vem já começou a aumentar, e os destinos preferidos ficam no litoral.

“Nós já estamos recebendo várias famílias que começaram a fazer esse planejamento para resorts, para viagens ao Nordeste e para destinos internacionais, principalmente — e é aí que a gente recomenda uma preparação ainda maior. Os mais procurados aqui do estado são Maragogi, Maceió, Porto de Galinhas, toda essa região do Nordeste, além de Fernando de Noronha, Natal e Jericoacoara. Então, o Nordeste é sempre o mais procurado. Depois vêm os destinos internacionais, como Paris, Itália, Portugal e outros países da Europa.”

Valesca Tobias Fantini.

FERIADOS COM EMENDA NO FIM DE SEMANA EM 2026

  • 3 de abril: Sexta-Feira Santa (sexta-feira)
  • 1º de maio: Dia do Trabalho (sexta-feira)
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (segunda-feira)
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira)
  • 2 de novembro: Finados (segunda-feira)
  • 15 de novembro: Proclamação da República (segunda-feira)
  • 20 de novembro: Consciência Negra (sexta-feira)
  • 25 de dezembro: Natal (sexta-feira)

Além dos feriados nacionais, os campo-grandenses ainda poderão aproveitar o aniversário de Campo Grande (26 de agosto), o Dia de Santo Antônio, padroeiro da capital (13 de junho), e o Dia da Criação do Estado (11 de outubro). Ao todo, serão 13 feriados — por isso, planejar com antecedência faz toda a diferença.

“Para viagens nacionais, a gente recomenda uma preparação de quatro a cinco meses de antecedência; para viagens internacionais, até seis meses, pelo menos. E é claro que, quando a gente fala em planejar uma viagem, não significa necessariamente que você já deve comprar. Mas sim iniciar o planejamento, estudar o que precisa para o destino, onde é melhor se hospedar, o que vai querer conhecer. Por isso o planejamento começa com bastante antecedência.”

Valesca lembra ainda que não é preciso ir muito longe para descansar. Mato Grosso do Sul tem várias opções de destinos no interior que impulsionam o ecoturismo.

“Que as pessoas viajem também para as cidades próximas, como Bodoquena, Bonito e Rio Verde, mas que façam realmente os passeios da região. Nossa região é muito rica. A gente tem flutuação, passeios de cachoeira… é preciso explorar, porque a grande riqueza de conhecer o nosso estado é realmente vivenciar seus atrativos.”

Valesca Tobias Fantini.

O consultor de vendas Romis Martins Ribeiro, que também trabalha com turismo, afirma que a expectativa para o próximo ano é grande e que várias promoções já estão disponíveis.

“A procura já começou, inclusive com promoções. As companhias aéreas já lançaram algumas ofertas de final de semana, e consequentemente os hotéis também. A principal procura é por Réveillon, Carnaval e Corpus Christi — os primeiros feriados que teremos.”

Romis Martins Ribeiro.

O setor está animado com as oportunidades de transformar os feriados em pausas mais longas, o que impacta diretamente a economia.

“Este ano já foi bom, porque tivemos um primeiro semestre com muitos feriados, o que impactou diretamente o aumento do fluxo em comparação com 2024. Claro que no segundo semestre tivemos menos feriados, mas o fluxo segue crescendo. Então, entendemos que 2026 virá com bons números. Esperamos que favoreça muito o estado, assim como outras regiões do país.”

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul).

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.