Um paciente de 33 anos, natural de Nova Brasilândia (MT) está internado em estado gravíssimo no hospital São Benedito, em Cuiabá, por suspeita de contaminação por metanol, após consumir o uísque da marca Ballantine’s, em uma festa que aconteceu no município de Planalto da Serra, no último sábado (15).
Ao Primeira Pagina, a sobrinha do homem, que não quis se identificar, contou que o tio consumiu duas garrafas de uísque em uma festa e no domingo, ao retornar para Nova Brasilândia, começou a sentir dores na cabeça.
“Ele foi ao médico e ficou tomando remédio para dor de cabeça, inclusive dormiu no hospital e recebeu alta na segunda-feira. Quando ele chegou em casa, percebeu que tava aumentando os sintomas, começou a vomitar, a ter calafrio, náuseas. E aí, ele tomou banho e resolveu voltar para o hospital de novo”, explicou.
De volta à unidade de saúde, o homem desmaiou e perdeu a visão e a fala. Ele foi transferido para Campo Verde, onde ele já chegou inconsciente, foi quando decidiram entubá-lo e o transferiram por Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) área, para Cuiabá.
“Quando ele chegou na capital, o médico disse que já havia comprometido o rim, ele está fazendo hemodiálise e também tem um comprometimento pulmonar. O médico nos disse que é um quadro muito crítico, existe uma chance de óbito muito alta e que até o momento não se sabe precisar os danos causados. Eu falei com o médico hoje e ele me disse que já fechou o diagnóstico presumido de metanol por todos os sintomas. Foi feito o exame que fica pronto em 13 dias, mas o diagnóstico já está fechado.”, explicou.
O paciente recebeu a primeira dose do antídoto, o fomepizol, nessa segunda-feira (17) e começou a reagir, mas seu estado ainda é muito crítico.
“A gente só quer que as pessoas fiquem alerta que isso pode acontecer, porque eu ouvi dizer sobre as intoxicações, mas nunca imaginei que isso pudesse acontecer próximo a mim. Então, a gente só quer que as pessoas tomem um alerta”, contou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso ainda não está confirmado e passa por investigação clínica e laboratorial, com os exames necessários para elucidação do quadro. A equipe médica já iniciou o protocolo de atendimento.
Fonte: primeirapagina






