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Diretriz da ABNT para carros elétricos: o que muda no Brasil nos próximos dias?

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Nova diretriz da ABNT para carros elétricos passa a valer no Brasil este mês

A ABNT lança a PR 1025, nova norma que padroniza a qualificação de mecânicos de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Conheça os 3 níveis de especialização em alta tensão.

Com o mercado de veículos elétricos e híbridos em franca expansão no Brasil, a segurança e a qualificação profissional para lidar com essa nova tecnologia tornaram-se prioridades. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de apresentar a ABNT PR 1025, uma nova e crucial diretriz que estabelece um padrão técnico nacional para a atuação segura de mecânicos que trabalham com sistemas de alta tensão nesses automóveis.

Nova diretriz da ABNT para carros elétricos passa a valer no Brasil em novembro

O documento foi desenvolvido através de um esforço colaborativo, envolvendo montadoras, entidades do setor, oficinas especializadas e centros de pesquisa. Pela primeira vez no país, a PR 1025 consolida as habilidades, conhecimentos e responsabilidades indispensáveis para os profissionais que interagem com a corrente contínua e os complexos sistemas elétricos de alta voltagem desses veículos.

“O crescimento acelerado do mercado brasileiro de veículos elétricos exige profissionais preparados para atuar com segurança em sistemas de alta tensão,” destaca o presidente da ABNT, Mário William Esper, sublinhando a importância da iniciativa.

Nova diretriz da ABNT para carros elétricos - Foto: Nicole Santana/ Garagem360Nova diretriz da ABNT para carros elétricos - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
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Três Níveis de Especialização para a Segurança

A principal função da PR 1025 é servir de fundamento técnico para a criação de treinamentos, processos de certificação e, acima de tudo, para garantir a segurança no ambiente de trabalho. A norma define três níveis de especialização para a mão de obra, estabelecendo um caminho claro de progressão profissional e segurança:

Nível Escolaridade Mínima Experiência Profissional Atuação Principal
Nível 1 5º ano do Ensino Fundamental 4 anos como ajudante ou 2 anos como mecânico automotivo Reparo exclusivo de sistemas mecânicos e no interior do veículo.
Nível 2 Ensino Médio + Curso Profissionalizante em Elétrica/Eletrônica Automotiva 2 anos como ajudante ou 1 ano como mecânico automotivo Reparo mecânico, elétrica de baixa tensão (12V) e suporte a mecânicos de veículos elétricos.
Nível 3 Ensino Técnico/Superior em Tração Elétrica Automotiva 1 ano como mecânico automotivo de tração elétrica (alta-tensão e bateria) Reparo mecânico, elétrica de baixa e alta-tensão, remoção/instalação de motor/bateria de tração, e gestão de atividades.

Competências Abrangentes

As exigências para a capacitação vão além da experiência prática e escolaridade. O novo padrão engloba uma série de competências cruciais, como segurança do trabalho, uso correto de instrumentos de medição, capacidade de análise de riscos, domínio de conhecimentos elétricos e o alinhamento com normas nacionais e internacionais. A diretriz visa, assim, profissionalizar de forma completa um setor vital para o futuro da mobilidade no Brasil.

A segurança é elétrica! 🔌 Comente: A nova norma vai acelerar sua transição para um carro híbrido ou elétrico?

 


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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