Turismo

Passeio de trem Maria Fumaça recria a experiência dos imigrantes em São Paulo

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Ao longo de nove décadas, aqueles que chegavam ao Brasil pelo porto de Santos e seguiam viagem para a capital paulista tinham um primeiro destino quase certo: a Hospedaria de Imigrantes do Brás, acessada pelos trens da Companhia São Paulo Railway os mesmos que seguiam até Jundiaí, levando muitos dos estrangeiros na sequência de sua jornada brasileira.

Desde 1993, a antiga hospedaria deu lugar ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo. E, hoje, quem passa por lá também pode reviver outro elemento da experiência dos recém-chegados ao país: aos finais de semana, dá para fazer um curto passeio de maria-fumaça nos arredores do MI, em vagões de época apelidados de Trem dos Imigrantes.

Como é o passeio no Trem dos Imigrantes

A viagem de maria-fumaça é um percurso curto entre as estações Mooca e Brás, duas paradas icônicas na história dos imigrantes que chegaram à cidade de São Paulo. São cerca de três quilômetros percorridos em 30 minutos, o que permite que existam várias saídas ao longo do dia.

Durante o passeio, monitores caracterizados com uniformes de fiscais ferroviários da época atuam como guias em dose dupla: além de contarem um pouco mais sobre a história da locomotiva e das viagens de trem feitas naquele período, eles também ajudam os passageiros a mergulhar em uma experiência mais imersiva, que busca recriar a forma como os imigrantes faziam aquele trajeto há um século.

O trem é uma atração à parte: são vagões quase centenários, datados de 1928, recuperados pela Oficina de Restauração da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que gerencia o passeio.

Quando e como fazer o passeio de trem

A maria-fumaça funciona aos sábados e domingos, com saídas em seis horários: às 11h, 12h, 13h, 14h40, 15h30 e 16h30. Pequenas alterações podem ocorrer em função do movimento no próprio dia.

Os bilhetes são vendidos na plataforma de embarque, ao custo de R$ 40. Há possibilidade de meia-entrada para estudantes, professores e aposentados, mediante comprovação. Já crianças de até cinco anos são isentas.

Grupos maiores ou estudantis também podem agendar passeios específicos, inclusive durante a semana, por valores diferenciados. Nesse caso, os interessados devem fazer o agendamento com antecedência pelo e-mail agendamentomariafumaca@gmail.com ou pelo telefone (11) 97848-3370, da ABPF.

Outras informações podem ser encontradas nas página da maria-fumaça no Instagram.

Leia tudo sobre São Paulo

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.