Notícias

Júlio Müller procura voluntários para pesquisa de prevenção de diabetes: participe agora!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso, está buscando voluntários para participarem de um estudo de prevenção de diabetes. Poderão participar adultos com exame de hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4%, caracterizando pré-diabetes, de forma gratuita.

A pesquisa trata-se de um estudo clínico denominado “PROVEN-DIA: Efetividade do Programa de Prevenção de Diabetes na incidência de Diabetes Mellitus tipo 2”. 

Trata-se de um estudo multicêntrico nacional, com coordenação geral do Hospital Beneficência Portuguesa e apoio financeiro do Ministério da Saúde pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). 

Em Cuiabá, o estudo é coordenado pela professora doutora Tatiana Bering, da Faculdade de Nutrição da UFMT e está sendo desenvolvido no HUJM com apoio de discentes, docentes e pesquisadores da UFMT. 

Podem participar adultos com exame de hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4%, caracterizando pré-diabetes, realizado nos últimos três meses. A participação é totalmente gratuita, e os interessados passam por triagens e encontros presenciais no HUJM, onde recebem acompanhamento multiprofissional e suporte em saúde. 

O polo Cuiabá está atualmente em fase de recrutamento de voluntários. Interessados podem entrar em contato via Whatsapp (65) 99971-7336. Após a manifestação de interesse para se voluntariar será feita uma triagem para verificação dos critérios de inclusão e exclusão (não poderão participar pessoas com IMC acima de 35 e que já estão usando antidiabéticos ou insulina).

Neste estudo será avaliado a eficácia do Programa de Prevenção de Diabetes (formato presencial e virtual) na redução da incidência de diabetes tipo 2, ainda o estudo terá como intuito avaliar a eficácia do Programa de Prevenção no nível de atividade física, alimentação e qualidade de vida.

Os participantes do estudo são acompanhados por até três anos com profissionais capacitados e são orientados a realizarem mudanças de hábitos de vida com o intuito de prevenir o desenvolvimento de diabetes.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.