Lançada no início dos anos 2000, se tornou um fenômeno ao mostrar a juventude de Clark Kent com liberdade para reinventar elementos clássicos do Superman. Mas, segundo seus criadores, uma série assim teria poucas chances de sobreviver em 2025. Em entrevista ao Hollywood Reporter, concedida em 2022, afirmou que “toda a premissa da série não era cânone”. Ele lembrou que a ideia de Clark chegar na chuva de meteoros que matou pessoas, e de Lex Luthor estar na cidade naquele momento, foi totalmente criada para a TV: “Todas essas coisas eram completamente novas, adicionadas à mitologia do Superman”.
Millar disse que hoje essa abordagem seria inviável. “Nós categoricamente não teríamos permissão para fazer essa série e fazer essas mudanças, o que é uma tragédia”, declarou. Para ele, parte da força dos quadrinhos está justamente no fato de que “esses personagens estão sempre evoluindo”. Mas, segundo o criador, a noção de que existe um cânone rígido “está levando à estagnação das ideias”.
O produtor também apontou que a hiperconexão entre fãs e estúdios mudou o processo criativo. “Algumas coisas vêm dos gritos do fandom, aos quais as pessoas provavelmente prestam atenção demais, e isso realmente levou à autocensura”, disse. Ele acredita que Smallville só conseguiu ousar porque foi feita em um período em que havia mais liberdade. “Fomos privilegiados por ter aquele momento em que podíamos fazer o que quiséssemos, e foi libertador”, completou.
Hoje em dia, Smallville poderia ser duramente criticada e, logo, cancelada
, cocriador da série, compartilhou da mesma visão. “Fomos muito, muito sortudos de fazer a série quando fizemos, porque pudemos criar o programa que queríamos criar”, afirmou. Ele explicou que, embora a Warner impedisse o uso de alguns personagens, não havia supervisão excessiva determinando o que podia ou não ser alterado. “Havia tantas diferenças em relação ao cânone. A heresia de uma geração é o evangelho da seguinte”, resumiu.
Atualmente, qualquer desvio da história tradicional do Superman costuma gerar reação imediata online. Essa vigilância constante, apontam os criadores, tornaria difícil para Smallville encontrar público antes de ser criticada ou cancelada.
As dez temporadas de Smallville estão disponíveis na HBO Max.
Fonte: adorocinema






