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Como Economizar na Manutenção de Carros Elétricos e Híbridos: Descubra Agora!

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Cuidados com carros elétricos e híbridos: manutenção é 50% mais barata? Especialistas revelam

A manutenção de elétricos e híbridos mudou. Entenda a frequência, o custo até 50% menor e os novos cuidados para BYD e BMW

Os cuidados com carros elétricos e híbridos estão mudando o jogo da manutenção no Brasil. Com a confiança do brasileiro na tecnologia crescendo, a maior dúvida agora é: o que realmente muda na oficina? Se você também tem essa dúvida, acompanhe o Garagem360 e veja o que muda nesses carros!

O que muda nos cuidados com carros elétricos e híbridos na prática?

A resposta é: quase tudo. Atualmente, a eletrificação virou o paradigma da manutenção preventiva de cabeça para baixo. Segundo Caroline Rocha, Gerente Regional de Pós-Venda da Osten Motors (um dos principais grupos do mercado premium), os consumidores ainda estão se adaptando. Nos modelos 100% elétricos (EVs), a quantidade de peças mecânicas inspecionadas e trocadas é drasticamente menor.

Cuidados com carros elétricos e híbridosCuidados com carros elétricos e híbridos
Foto: Reprodução

 

Isso impacta diretamente o bolso e o tempo. “Isso se reflete na menor frequência [de visitas], no tempo do serviço e nas despesas, que chegam a ser até 50% menores“, explica Rocha. É o fim da necessidade de troca de muitos itens clássicos, como óleo do motor, velas e correias.

Exemplo da BYD: prazos dobram

A BYD, que avança forte no Brasil, é um exemplo claro dessa mudança. Conforme explica Eduardo Santos, Gerente de Pós-Vendas da BYD Osten, a regra da montadora chinesa mudou o mindset do proprietário. O tempo de parada na oficina também é muito menor, com serviços durando cerca de 2,5 horas.

  • Modelos 100% elétricos (Dolphin, Yuan, Seal): a manutenção é feita a cada 20.000 km ou 12 meses. Nas revisões ímpares, troca-se apenas o filtro do ar-condicionado. Nas pares, adiciona-se os fluídos de freio e transmissão.
  • Modelos híbridos (Song, King, Shark): a manutenção é mais frequente que nos EVs, ocorrendo a cada 12.000 km ou 12 meses. O tempo de parada é similar ao de um carro comum, pois há mais componentes (motor elétrico + motor a combustão).
Cuidados com carros elétricos e híbridosCuidados com carros elétricos e híbridos
BYD Dolphin. Foto: Reprodução

Caso da BMW: carro avisa quando precisa de revisão

Enquanto a BYD define prazos longos, a BMW usa outra estratégia em seus elétricos e híbridos: o próprio carro decide. A marca alemã utiliza um software embarcado chamado Condition Based Service (CBS), que já era usado nos modelos a combustão.

Marcelo Tavares, Gerente de Pós-Vendas da BMW Osten, explica que não há um prazo fixo. “A forma como o veículo é utilizado é o fator determinante“, afirma. Dois donos do mesmo carro terão prazos de revisão diferentes dependendo do trânsito e do trajeto. O próprio carro, usando sensores, avisa o momento certo de ir à concessionária.

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BMW iX3 elétrica. Foto: Divulgação

 

Em média, os elétricos da BMW pedem manutenção a cada dois anos. Nos híbridos, o CBS geralmente chama para a oficina uma vez por ano. Tavares nota que donos de híbridos que rodam muito no modo elétrico (sem ligar o motor a gasolina) acabam prolongando a vida útil dos componentes a combustão, e o software ajusta o plano de manutenção para isso.

Maior dúvida não é sobre mecânica

Curiosamente, a maior dor de cabeça dos novos proprietários não é o motor. O pós-venda da Osten Motors revela que a maioria das idas à concessionária fora do prazo é para tirar dúvidas sobre o software.

Os carros elétricos são como os telefones celulares“, compara Eduardo Santos, da BYD Osten. As pessoas usam as funções básicas no dia a dia, mas se perdem ao tentar acessar um recurso adicional. As dúvidas vão desde o travamento das portas, configuração do ar-condicionado ou uma luz que não acende como deveria.

Essa nova realidade da manutenção elétrica é, sem dúvida, uma grande vantagem para o consumidor.

Você já se adaptou a essa nova lógica? O que acha de revisões a cada 20.000 km? Conte para a gente!


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Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Fonte: garagem360

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