Por Luiz Felipe Gomes
Em 17.11.22
A palmeira-imperial é conhecida por sua imponência e beleza. Nativa das Antilhas, a espécie se adaptou bem ao Brasil e está presente na decoração de grandes jardins, bosques e áreas externas. A seguir, saiba como cultivá-la, com dicas profissionais da paisagista Ana Paula Lino.
Publicidade
O que é a palmeira-imperial
A palmeira-imperial, ou Roystonea oleracea, é uma planta rústica e de fácil cultivo, nativa de regiões da América Central. De acordo com Lino, a espécie é uma das mais conhecidas e chegou ao país em 1809, durante a época do Brasil Império. Segundo a especialista, “a palmeira foi plantada em solo brasileiro pelo príncipe Dom João VI, e desde então passou a se espalhar por diversas regiões do país”.
Na decoração, a variedade é conhecida por sua versatilidade. Segundo Lino, ela compõe projetos paisagísticos simples e também luxuosos, garantindo um efeito tropical e muito elegante. Esse tipo de palmeira também fica lindo em áreas externas e jardins abertos, uma vez que é considerado uma espécie de grande porte.
Publicidade
Relacionadas
Como cuidar da palmeira-imperial
A palmeira-imperial pode chegar a até 40 metros, sendo considerada a palmeira mais alta do mundo. Ela pode crescer até 1 metro por ano, se receber o tratamento correto. A seguir, confira as dicas de cultivo da paisagista:
1. Irrigação
A palmeira-imperial aprecia regas moderadas e deve ser mantida levemente úmida. Lino indica o uso de uma cobertura vegetal morta ao redor da planta, pois isso conserva a umidade e diminui a frequência da rega. “A cobertura pode ser feita a base de capim seco, corte de grama ou serragem de madeira”, recomenda.
2. Adubação
“A espécie não é muito exigente quanto a adubação, mas necessita de nutrientes quando é uma muda jovem ou em fase de crescimento”, inicia. Neste caso, a especialista indica o uso do adubo NPK-10-10-10 ou matéria orgânica, como o húmus de minhoca. Para o plantio de uma palmeira adulta, Lino recomenda o uso de um bom enraizadore uma adubação adequada.
Publicidade
3. Luminosidade
Como a palmeira é nativa das Américas, ela aprecia clima tropical e sol pleno. Lino também afirma que a planta não tolera frio, portanto precisa de cuidados redobrados em regiões com temperaturas mais baixas.
4. Solo ideal
Segundo a paisagista, o solo da palmeira-imperial deve ser fértil e enriquecido de matéria orgânica. Para o cultivo em vaso, o plantio deve ser 2 partes de terra vegetal para 1 parte de matéria orgânica, como esterco e húmus de minhoca.
5. Mudas
“Assim como a maioria das palmeiras, a propagação ocorre através das sementes e/ou mudas. As sementes surgem logo após a floração, enquanto as mudas são encontradas em floriculturas, gardens, hortos florestais e internet”, afirma.
6. Podas
Pode ser feita a cada 2 anos e ocorre através da retirada das folhas velhas da planta. O método garante que a árvore fique ainda mais bonita com o passar do tempo, evitando o aparecimento de pragas e doenças.
7. Pragas
Apesar de ser uma planta muito resistente, a palmeira-imperial é suscetível a pragas durante o seu ciclo de vida. Segundo a especialista, “os danos mais comuns são causados pelo aparecimento de lagartas e brocas”. Por isso, Lino indica o combate à infestação logo no início através da ajuda de um técnico especializado.
É importante lembrar que devido às suas raízes a palmeira-imperial não é indicada para calçadas e áreas urbanizadas. Portanto, prefira cultivá-la em uma área ampla e um pouco distante das construções.
Dúvidas sobre a palmeira-imperial
Além da grandeza, a palmeira-imperial tem um ciclo de vida longo e pode chegar a 100 anos. A seguir, confira as principais dúvidas respondidas pela especialista:
Tua Casa – Que tamanho pode chegar uma palmeira-imperial?
Publicidade
Ana Paula Lino: Pode atingir 30 a 40 metros de altura e as folhas podem passar de 3 a 5 metros de comprimento. Na base, a planta costuma ter um tronco mais engrossado, em torno de 40 a 60 cm.
Quanto tempo leva para a palmeira-imperial crescer?
O crescimento da palmeira é considerado rápido. Ela cresce em média 80 cm a 1 metro a cada ano.
Qual o valor de uma muda de palmeira-imperial?
O valor de cada muda é calculado pela altura da planta. Assim, quanto maior, mais cara será a unidade. Mudas de 80 cm são vendidas por R$12, enquanto as de 10 metros custam em média R$2.000.
Quais os cuidados na hora de plantar uma palmeira adulta?
O cultivo de mudas adultas deve ter cuidados redobrados, principalmente quanto à adubação e rega. Além disso, é preciso evitar que o bloco de terra que envolve a muda desmorone na hora do plantio. A dica é contratar um profissional especializado para garantir o manejo da planta.
Qual a vida útil de uma palmeira-imperial?
A espécie pode viver por até 150 anos, se tratada corretamente.
Publicidade
A árvore também possui um ciclo de floração no verão e produz frutos que costumam atrair aves, araras e pequenos animais silvestres. Sem dúvida, você também estará trazendo a natureza para pertinho da sua casa com esse cultivo!
Saiba mais sobre a palmeira-imperial
Após conferir dicas profissionais, chegou a hora de saber mais curiosidades sobre o cultivo da palmeira-imperial. Acompanhe, uma seleção de vídeos com mais dicas práticas para cultivar a planta:
Como plantar sementes de palmeira-imperial
Nesse vídeo, você acompanha uma maneira simples de plantar palmeira-imperial por meio de sementes. O vlog ensina o passo a passo do plantio em um copo descartável, que garante uma maneira acessível para produzir várias mudinhas. Vale a pena conferir, pois o vídeo também traz boas dicas de cultivo.
Dicas de adubação para a palmeira-imperial
Aqui você aprende a fazer uma adubação por cobertura na sua palmeira-imperial. No vlog, um especialista traz dicas de adubos que farão a sua plantinha crescer com saúde e bem rápido. O jardineiro recomenda o uso do NPK-10-10-10 e o bokashi, pois oferecem ótimos nutrientes para a planta.
Como plantar mudas de palmeira-imperial
Você também pode comprar mudas de palmeira-imperial de diferentes tamanhos. Nesse vídeo, um especialista ensina a escolher o local ideal para a muda, assim como o substrato e adubo adequado. Também é possível aprender o passo a passo do plantio, então anote as orientações!
Com essas informações extras, ficou ainda mais fácil cultivar a palmeira-imperial, não é? Agora, acompanhe ideias criativas para utilizar a planta na sua decoração.
8 ideias de decorações criativas com a palmeira-imperial
Por fim, se inspire em 8 ideias de decorações modernas com a palmeira-imperial. Por ser versátil, a planta fica linda em diferentes ambientes e traz muito estilo para jardins e áreas externas. Veja:
1. Pronto para usar a imponência da palmeira-imperial em sua decoração?
2. Essa variedade é versátil e combina com diferentes estilos
3. Nativa das Américas, ela se adaptou bem ao clima tropical
4. E por isso é de fácil cultivo e manutenção
5. No paisagismo, ela compõe com estilo grandes jardins e áreas abertas
6. Além disso, também fica linda próxima de janelas e sacadas
7. Se preferir, você também pode apostar no cultivo em vasos
8. Sem dúvida, essa planta é símbolo da realeza no Brasil
Impossível não se encantar, não é? Sem dúvida, a palmeira-imperial vai deixar o seu jardim ainda mais bonito e elegante! Para completar a decoração, cultive também a palmeira fênix, que possui uma folhagem majestosa!
Fonte: tuacasa