Sophia @princesinhamt
Esportes

Brasil x Sérvia: prévia do jogo, notícias das equipes

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1
As duas equipes estreiam no Grupo G em reprise de duelo de 2018. Jogo tem início às 22h de quinta-feira (24.11), horário de Doha,
  • Confronto válido pela primeira rodada repete partida de 2018

  • Neymar, Thiago Silva, Milinkovic-Savic e Tadic são alguns dos remanescentes do último encontro

  • Brasil chega à Copa embalado por sucesso nas eliminatórias, e Sérvia aposta em dupla de ataque

Ainda com as memórias vivas sobre 2018, brasileiros e sérvios se encontram nesta quinta-feira, pela primeira rodada da Copa do Mundo Fifa Qatar-2022. Afinal, quatro anos atrás, os adversários de estreia também tiveram de superar forças na fase de grupos.

Na ocasião, o Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Paulinho e Thiago Silva, resultado que foi crucial para a classificação da Seleção como primeira colocada da chave e também para a eliminação precoce da Sérvia.

Vários dos personagens que partiram continuam defendendo seus parentes. O Brasil ainda tem Thiago Silva, por exemplo, além de Alisson, Neymar, Gabriel Jesus. Do outro lado, Sergej Milinkovic-Savic, Dusan Tadic, Filip Kostic e Aleksandar Mitrovic continuam sendo peças importantes. As ambições também continuam as mesmas de 2018. Para os brasileiros, só um novo título mundial e o fim do jejum iniciado há duas décadas interessam. Os sérvios, por outro lado, desejam mais do que tudo seguirem para a fase eliminatória para depois poderem sonhar mais alto.

Quinta-feira, 24 de novembro, às 22h de Doha

Local

Estádio Lusail Iconic, em Lusail

arbitragem

Árbitro: Alireza Faghani (Irã) Auxiliares: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (Irã)

Últimas notícias 

O Brasil não tem problemas para sua estreia na Copa. A única dúvida de Tite é entre uma escalação mais conservadora, com três homens de meio-campo, ou uma estratégia com quatro jogadores de características mais ofensivas. No primeiro cenário, quem deve começar jogando é Fred. Se a opção for para cima, Vinícius Júnior deve ser escalado e Neymar pode atuar um pouco mais recuado.

No caso da Sérvia, a maior indefinição diz respeito à utilização do centroavante Aleksandar Mitrovic, destaque do Fulham na Premier League. O goleador não disputa uma partida oficial desde o fim de outubro por conta de uma lesão no tornozelo. E, por isso, pode ficar como opção para o segundo tempo.

2024 word1

Prováveis ​​escalações 

Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior

Sérvia: Vanja Milinkovic-Savic; Pavlovic, Milenkovic e Stefan Mitrovic; Zivkovic, Ilic, Sergej Milinkovic-Savic e Kostic; Tádico; Vlahovic e Aleksandar Mitrovic

As duas equipes são velhas conhecidas e já se enfrentaram 20 vezes, com 11 vitórias brasileiras, sete empates e dois triunfos da Sérvia (incluindo o histórico herdado da extinta Iugoslávia). Em Mundiais, esse será o sexto encontro. Nos outros cinco anteriores, houve duas vitórias dos sul-americanos, uma dos europeus e dois empates.

Números principais

  • O Brasil teve uma campanha histórica nas eliminatórias sul-americanas. A equipe conquistou 88,2% dos pontos que disputou no classificatório: foram 14 vitórias e três empates em 17 partidas disputadas.

  • Aleksandar Mitrovic e Dusan Vlahovic, a dupla de ataque titular da Sérvia, já somam 22 gols nesta temporada. O primeiro, que joga no Fulham, marcou 13 vezes em 2022/23. Já o centroavante da Juventus fez 9 gols no período.

O que eles disseram

Marquinhos, zagueiro do Brasil: Acho que, se a gente pegar e ver os ex-campeões do mundo, a gente vê a importância que tem a Copa para o Brasil. Isso fica marcado na sua história, da sua família, netos, onde você passar todo mundo vai lembrar de você.”

Sergej Milinkovic-Savic, meio-campista da Sérvia: “ Devo encarar um jogo de cada vez e enfileirar o máximo de vitórias possível. Mas o primeiro objetivo vai passar da fase de grupos.”

Fonte: Agência Esporte

2024 word1

Com goleada por 7 a 0 sobre a Costa Rica, os espanhóis voltaram a vencer na primeira rodada do Mundial, algo que não acontecia desde 2006.

  • Espanhóis marcaram três gols só no primeiro tempo da partida

  • Esta é a maior goleada da história da Espanha em Mundiais

  • Classificação pode ser conquistada já no domingo, contra a Alemanha

Espanha 7 x 0 Costa Rica

Gols : Dani Olmo (11min do 1º tempo), Marco Asensio (21min do 1º tempo), Ferrán Torres (31min do 1º tempo e 9 min do 2º tempo), Gavi (30 min do 2º tempo), Carlos Soler (45 min do 2º tempo) e Álvaro Morata (47 min do 2º tempo)

Depois de três vitórias consecutivas em Copas do Mundo FIFA sem vencer, a Espanha conseguiu encerrar o tabu nesta quarta-feira e tratou de desbancar a Costa Rica dando um show de bola de históricas.

Os campeões mundiais de 2010 usaram e abusaram do seu tradicional toque de bola (o mundialmente famoso tiki-taka). E, desta vez, foram muito eficientes para transformá-lo em gols. A vitória por 7 a 0 é simplesmente a maior goleada já aplicada pela Roja no torneio de futebol mais importante do planeta.

A Espanha marcou pela primeira vez com 11 minutos de jogo, foi para o intervalo com três gols de vantagem no marcador e simplesmente não foi ameaçada uma única vez pela Costa Rica, que terminou a partida com zero finalizações.

A grande atuação já credencia os espanhóis à primeira colocação do Grupo E do Qatar-2022, sobretudo após a surpreendente derrota da Alemanha para o Japão no outro jogo da primeira rodada da chave.

O time dirigido por Luis Enrique pode, inclusive, assegurar sua classificação antecipada já no confronto contra os germânicos, no domingo. No mesmo dia, a Costa Rica jogará pela sua sobrevida ante os nipônicos.

2024 word1

Momento-chave

2024 word1

Pelo estilo de jogo da Espanha, vencer uma defesa fechada pela primeira vez é sempre a tarefa mais difícil. Por isso, abrir o placar logo aos 11 minutos da etapa inicial é um feito para ser muito comemorado. O gol que tirou o zero do placar teve dois autores intelectuais. O primeiro foi Gavi, que deu um passe magnifício de cavadinha. Dani Olmo completou um trabalho ao dominar a bola com rara técnica e bater nela com leveza para impedir a defesa de Keylor Navas.

Número

1.056 passes trocaram os jogadores da Espanha contra a Costa Rica. Até o momento, nenhuma seleção da Copa-2022 encerrou uma partida com posse de bola tão alta (71%) quanto a da Espanha.

Fonte: Agência Esporte

2024 word1

Os japoneses conseguiram virada histórica diante dos tetracampeões mundiais e primeira vitória no Qatar 2022, nesta quarta-feira (23.11).

  • Japoneses derrotam tetracampeões na estreia

  • Gundogan, de pênalti, fez o gol alemão; Ritsu Doan e Asano viraram o jogo

  • Alemanha enfrentará a Espanha na próxima rodada; Japão mede forças com a Costa Rica

Alemanha 1 – 2 Japão

Gols : Gundogan (30 do 1º Tempo), para a Alemanha; Doan (30 do 2º Tempo) e Asano (38 do 2º Tempo), para o Japão

Quatro anos depois, o mesmo resultado. Após perder em 2018, a Alemanha voltou a ser derrotada na estreia da Copa do Mundo FIFA de 2022. Dessa vez, o algoz foi uma valente seleção do Japão, que buscou uma grande virada em menos de dez minutos.

Dispostos a evitar uma surpresa como na Rússia, os comandados de Hansi Flick tomaram a iniciativa no começo da partida e não demoraram a encontrar o caminho do gol. Com pouco mais de meia hora de bola rolando, Gundogan, de pênalti, abriu o placar.

O segundo tempo começou muito equilibrado entre os dois tempos. A Alemanha buscava o segundo gol, mas corria riscos no contra-ataque. E foi justamente assim que o Japão esperava sua vitória. Aos 30 minutos, Doan aproveitou a bola que sobrou dentro da área e estufou a rede de Neuer. Aos 38, foi a vez de Asano mudar os rumos do jogo. O atacante dominou a bola em profundidade, avançou pelas costas da defesa alemã e venceu no alto, sem chances de defesa.

2024 word1

Com o jogo empatado em 1 a 1, o Japão começou a se aventurar em busca da virada. Aos 38 minutos do segundo tempo, uma chance se ofereceu para Takuma Asano, que não desperdiçou. O atacante japonês invadiu a área e chutou forte, no alto, para superar o goleiro Neuer e virar o jogo.

Número

2024 word1

Apenas oito minutos se passaram entre o primeiro e o segundo gol do Japão na partida. O curto intervalo simboliza a forte pressão definida pelos japoneses naquele momento da partida. As mudanças do técnico Hajime Moriyasu mudaram a partida, e os jogadores só precisaram desse período para levar isso para o placar. Essa foi a primeira vitória de virada do Japão em toda a história da Copa do Mundo.

Fonte: Agência Esporte

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.