Há 60 anos, a TV Globo entrava no ar e, em meio a , a emissora lançava sua primeira novela: . Exibida inicialmente às 19h30, a trama diária passou a ocupar a faixa das 22h a partir de maio de 1965 e contou com um elenco de grandes nomes, como , , e .
A famosa “novela das oito” só chegaria alguns meses depois, com a estreia de . Desde então, o horário nobre da Globo se consolidou como palco de , com histórias impactantes que refletem o dia a dia do brasileiro e fazem o público se emocionar há décadas. Afinal, quem nunca reuniu a família após o Jornal Nacional para acompanhar mais um ?
Com o passar dos anos, as novelas exibidas na faixa das 20h começaram a ir ao ar cada vez mais tarde, especialmente por conta das classificações indicativas. Então, para alinhar o nome ao horário em que realmente eram transmitidas, a Globo decidiu, em 2011, aposentar o termo “novela das oito” e adotar oficialmente a expressão “novela das nove”.
Qual foi a primeira “novela das nove” da Globo?
Escrita por e , foi oficialmente a primeira “novela das nove” da Globo. Durante sua divulgação, em janeiro de 2011, as chamadas do folhetim já destacavam a mudança de nomenclatura, adequando-se ao horário em que as novelas mais assistidas do país realmente iam ao ar.
Por consequência, (2010), sua antecessora, entrou para a história como a última “novela das oito”, mesmo sendo exibida por volta das 21h em boa parte de sua exibição.
TV Globo
Caso você não se lembre, Insensato Coração girava em torno dos conflitos familiares e da rivalidade entre dois irmãos: o gentil Pedro () e o ambicioso Léo (), filhos de Raul () e Wanda ().
Na história, Pedro está de casamento marcado com a namorada de adolescência, Luciana (), mas acaba se apaixonando por Marina (), melhor amiga da noiva e madrinha da cerimônia. Já Léo sente inveja do irmão, convencido de que ele é o preferido do pai – um ressentimento que carrega desde a infância.
Em uma de suas artimanhas para conseguir dinheiro e investir em um negócio ilegal, Léo acaba seduzindo Norma (), uma bondosa técnica de enfermagem que trabalha para Silveira (), um idoso doente que guarda uma grande fortuna dentro de casa.
Norma se deixa envolver pelas mentiras de Léo e acaba levando a culpa por um crime que não cometeu. Quando conquista a liberdade condicional, após cinco anos atrás das grades, ela se transforma e inicia uma caçada ao homem que a prejudicou, determinada a se vingar.
TV Globo
Wagner Moura disse “não” a Insensato Coração
Além da história envolvente, a produção dirigida por ficou marcada pelas mudanças no elenco, incluindo a recusa de vários atores para dar vida ao antagonista Léo e a negativa de para interpretar o protagonista Pedro.
Segundo o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, o projeto de Insensato Coração nasceu do desejo de Gilberto Braga de ter Wagner Moura no folhetim, já que o ator havia brilhado anteriormente em outra novela de Braga, (2007), no papel de Olavo. No entanto, ele acabou recusando o projeto para se dedicar a trabalhos no cinema.
Também houve o escândalo envolvendo , que chegou a gravar como a protagonista Marina, . Posteriormente, por meio de sua assessoria, a atriz comunicou seu desligamento.
No fim, Insensato Coração se despediu do público com uma audiência satisfatória, boa repercussão e atuações elogiadas de todo o elenco, que contou ainda com nomes como , , , , , , , , entre outros talentos.
Fonte: adorocinema






