A construção da segunda ponte da Rodovia dos Imigrantes (BR-070), sobre o rio Cuiabá, alcançou um dos momentos mais aguardados da obra: o encontro do vão central livre, que ocorreu nesta terça-feira (11.11). A união das estruturas marca um avanço decisivo na interligação entre Cuiabá e Várzea Grande. O marco histórico na duplicação da rodovia foi acompanhado por uma visita técnica com a presença da diretoria da Nova Rota do Oeste, representantes do Consórcio Nova Imigrantes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Construída pelo método de balanço sucessivo, a nova ponte tem 256 metros de extensão e 122 metros de vão central livre, o que favorece a navegabilidade e reduz o impacto ambiental. A obra de arte integra o pacote de duplicação da Rodovia dos Imigrantes — uma demanda antiga da população mato-grossense e uma das prioridades da Nova Rota do Oeste desde que o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumiu a gestão da Concessionária.
Durante a visita técnica, o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, destacou que o “beijo da ponte” simboliza o compromisso da Concessionária com todos que utilizam a rodovia e aguardavam uma solução para esse importante gargalo logístico.
“Vamos entregar uma ponte moderna, que, juntamente com a duplicação, vai desafogar o trânsito e melhorar a vida dos motoristas que precisam viajar, além dos moradores de Cuiabá e Várzea Grande que passam pelo trecho todos os dias”, afirmou.
Para garantir celeridade na execução e o cumprimento do cronograma, a Nova Rota optou pelo método construtivo de balanço sucessivo. O diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchoa, explica que se trata de uma técnica de engenharia complexa, realizada sem apoios dentro do rio, o que atende às necessidades da rodovia e acelera o andamento das obras, já que elimina a interferência do nível da água na execução.
“Estamos cumprindo o cronograma e, com a conclusão da segunda ponte, vamos eliminar a dificuldade que os motoristas enfrentam para atravessar a região. Muitos levam até uma hora e meia. Essa realidade vai mudar em breve”, ressaltou.
As obras fazem parte do primeiro lote de duplicação da Rodovia dos Imigrantes, entre Cuiabá e Várzea Grande, com investimento previsto de R$ 300 milhões. Os trabalhos começaram em novembro de 2024 e a conclusão, com liberação do tráfego, está prevista para fevereiro de 2026. Com o fechamento do vão central, o gerente de Obras da Nova Rota do Oeste, Jhonatan Bezerra, explica que o projeto entra agora na fase de terraplanagem das cabeceiras, seguida pela execução de guarda-rodas, guarda-corpos e pavimentação.
Balanço sucessivo
O método construtivo de balanço sucessivo é uma técnica que dispensa pilares dentro do rio, fazendo com que, durante a execução, a estrutura pareça “flutuar”. A construção avança de forma equilibrada nos dois sentidos — de um lado até o fechamento no meio do vão central e, do outro, até a ligação com as cabeceiras. A nova ponte está sendo erguida ao lado da estrutura já existente e conta com o envolvimento de cerca de 120 profissionais, segundo o presidente da Agrimat, Rodrigo Louzada.
Sob coordenação da Nova Rota do Oeste, o projeto da ponte sobre o rio Cuiabá foi elaborado pela Enescil e está sendo executado pelo Consórcio Nova Imigrantes, formado pelas empresas Agrimat e Engemat.
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Fonte: cenariomt






