As entradas da Zona Azul, área que concentra as negociações da COP30, foram bloqueadas na noite de terça-feira (11) após manifestantes tentarem entrar no local. Pelo menos um segurança ficou ferido durante a ação, enquanto cordões humanos foram formados para conter o grupo.
Imagens que circulam mostram que os manifestantes passaram pelos detectores de metal, mas foram impedidos de avançar pelos seguranças, gerando confronto. Eles carregavam bandeiras de coletivos estudantis e faixas com protestos contra exploração de petróleo, conflito na Palestina e em defesa de causas indígenas.
A Zona Azul é considerada território da ONU, e sua segurança é responsabilidade direta da organização. Após a tentativa de invasão, os manifestantes foram retirados do local e o público credenciado pôde deixar a área com segurança. Policiais militares reforçaram a segurança externa do pavilhão da COP30.
Não há informações sobre prisões. Em nota, os organizadores da Marcha pela Saúde e Clima destacaram que os atos que ocorreram após a manifestação pacífica não fazem parte da organização do evento. Eles reafirmaram o compromisso com uma Amazônia viva, saudável e sustentável, e com o respeito às instituições da COP30.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






