Tecnologia

GOVBR amplia acessibilidade para pessoas com deficiência em nova atualização

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

O aplicativo GOV.BR passou por uma atualização que incorpora melhorias voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência, especialmente aquelas que possuem a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A nova versão inclui recursos de leitura de tela, tornando a navegação mais clara e acessível.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a mudança facilita o preenchimento e a atualização de informações pessoais, simplificando o uso para quem possui limitação visual.

[Continua depois da Publicidade]

Outra modificação foi o aumento do limite de tentativas no reconhecimento facial, que passou de cinco para oito. Além disso, áreas e funções do aplicativo foram reorganizadas para tornar a interface mais intuitiva, reunindo configurações de segurança e privacidade em seções mais claras.

A atualização também beneficia o público geral, permitindo que ações como troca de senha e ajuste de métodos de acesso sejam feitas diretamente no aplicativo, sem depender do navegador.

[Continua depois da Publicidade]

Ampliação de serviços

Com mais de 170 milhões de usuários, o GOV.BR oferece acesso a mais de 4.600 serviços federais e mais de 8,7 mil serviços de estados e municípios. Entre os serviços mais usados estão:

  • Meu INSS
  • Meu SUS Digital
  • Enem
  • Fies
  • Carteira de Trabalho Digital
  • Carteira Digital de Trânsito

Boa parte dessas funcionalidades exige conta de nível Prata ou Ouro. A conta Prata pode ser obtida via reconhecimento facial ou validação bancária. Já a conta Ouro dá acesso completo aos serviços públicos digitais, mediante reconhecimento facial baseado em dados da Justiça Eleitoral ou leitura do QR Code da CIN.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.