Programa gratuito capacita mulheres para o empreendedorismo
A ação, realizada pelo Sebrae/MT, contempla encontros presenciais e online para uma jornada de conhecimento pessoal e profissional
11/11/2025 às 10:25 Atualização
11/11/2025 às 11:33
Neste ano, mais de 200 mulheres de sete municípios foram capacitadas pelo programa “Efeito Furacão”, que tem como objetivo fortalecer e apoiar o público feminino na execução de estratégias empreendedoras. A ação é realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso). Além de Cuiabá, participaram mulheres das cidades de Rondonópolis, Araputanga, Nobres, Rosário Oeste, Sinop e Sorriso.
A metodologia da capacitação engloba cinco módulos de atividades, com abordagem pessoal, profissional e emocional, realizados ao longo de um mês, em 10 encontros totalizando 20 horas de conteúdos práticos. As participantes também receberam mentorias individuais, de forma online, sobre marketing digital, jornada da clientela, aspectos jurídicos e finanças.
A maquiadora Mariana Heloisa Pereira Lopes conta que buscou a capacitação do Sebrae/MT pois, apesar de dominar a técnica de maquiar, percebeu que precisava aprender sobre gestão, vendas e marketing. “Hoje sei precificar, me divulgar e tenho mais segurança como empreendedora”, afirmou.
Ela também destaca que transformou sua própria história em propósito e usa a maquiagem para devolver autoestima e autonomia às mulheres. “Comecei na maquiagem depois de sair de um relacionamento abusivo. A maquiagem foi meu resgate de identidade e a chave para a mudança. Quero levar a todas as mulheres esse propósito de transformá-las e empoderá-las por meio da maquiagem”.

A capacitação entrou na vida da Carolen Spagnol de Brito, 39 anos, após um período de dedicação exclusiva à maternidade de seus três filhos. Desde fevereiro deste ano, começou a empreender no ramo de semijoias e sentiu a necessidade de se atualizar para expandir seu negócio.
Com experiências anteriores no mercado formal e com formação em medicina veterinária e design de moda, Carolen encontrou no ramo de acessórios a paixão que precisava para empreender sem abrir mão dos cuidados com os filhos, de seis, quatro e um ano e meio. “Ainda estou no começo do empreendimento e quero aprender as estratégias para executar no meu trabalho. Vejo como um caminho do presente e do futuro, porque me dá liberdade para trabalhar e cuidar dos meus filhos”, destacou.

Necessidade de renda extra
Já Gesislaine Guimarães e Silva, 41 anos, começou a empreender aos 14 anos, quando descobriu a gravidez. Ela relata que já passou por operações frustradas, mas tem buscado conhecimento para aprimorar sua atuação no ramo de marketing digital, começando pela formalização do negócio.
“Mesmo trabalhando em emprego formal, eu já empreendia. Em 2015, sai do CLT para empreender e fui vender cosméticos. Depois abri uma loja online, que fechou na pandemia. Há três anos, estou empreendendo no marketing”, disse.
Apesar da experiência, Gesislaine reforça a importância da capacitação para estruturar o negócio corretamente. “Minha empresa atual ainda não está formalizada, mas já estou trabalhando para abrir o MEI. Este ano estou buscando conhecimento para não repetir erros do passado”, frisou.
Atendimento diferenciado
A analista de inclusão socioprodutiva do Sebrae/MT, Daniele de Jesus, explicou que o programa ‘Efeito Furacão’ contempla capacitação técnica e de fortalecimento da autoconfiança.
“Oportunizamos à mulher um aprendizado como um todo: pessoal, profissional e emocional. Nossa meta é ajudá-las a formalizar seu negócio e conquistar seu espaço no mercado empreendedor. Muitas conciliam o empreendedorismo com outros afazeres. Então, essa capacitação funciona como apoio para promover crescimento e aperfeiçoamento”, enfatizou.
Segundo ela, as turmas deste ano já estão em fase de conclusão. “Para 2026, a meta é ampliar o número de mulheres atendidas”. Os interessados em conhecer as soluções oferecidas pelo Sebrae podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 570 0800 que funciona 24h, de segunda a domingo, inclusive por WhatsApp, ou podem procurar um dos pontos de atendimento no estado. Confira os locais no link.
–
Fonte: Sebrae





