Faróis ligados durante o dia? Veja o que diz a lei
Farol ligado de dia não é mais obrigatório em todas as rodovias. Saiba onde a lei exige o uso da luz baixa ou DRL e evite multas.
Aquele lembrete do Waze para “ligar os faróis” ao entrar em uma rodovia pode estar com os dias contados, dependendo de onde você está dirigindo. O uso obrigatório de faróis baixos em rodovias durante o dia, estabelecido pela Lei 13.290 de 2016, que se tornou um hábito para muitos motoristas, sofreu uma importante alteração.
Essa norma inicial previa multa de gravidade média (quatro pontos na CNH) e valor de R$ 130,00 para quem descumprisse a regra.
O que mudou com a nova lei (14.071/2020)?
A Lei 14.071/2020, que entrou em vigor em abril de 2021, trouxe mudanças significativas e flexibilizou o uso das luzes. Agora, a obrigatoriedade do farol baixo durante o dia se restringe a rodovias de pista simples.
Pista Simples: O uso do farol baixo é obrigatório. O motorista pode ser multado caso esteja com as luzes apagadas. Isso inclui as estradas vicinais, muitas vezes usadas para acessar fazendas e chácaras.
Pista Dupla ou Múltipla: Em estradas com mais de uma faixa por sentido e com separação física (como canteiro central), o uso dos faróis baixos durante o dia está dispensado.
Na prática, em grandes rodovias, como Dutra, Castello Branco, Imigrantes, Ayrton Senna, Bandeirantes e Anhanguera, que possuem pista dupla ou mais, o uso das luzes durante o dia não é mais obrigatório.

É importante ressaltar que, de acordo com um estudo da Confederação Nacional de Transporte (CNT), mais de 85% das estradas brasileiras ainda são formadas por pista simples de mão dupla, o que reforça a necessidade de atenção à regra.
E os DRLs? A luz de rodagem diurna
Os carros equipados com Luz de Rodagem Diurna (DRL) também estão dispensados de usar os faróis baixos durante o dia, mesmo em estradas de pista simples.
As DRLs são luzes de LED de intensidade forte que se acendem automaticamente com o carro, independentemente da luminosidade. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou obrigatório que todos os novos modelos saíssem de fábrica com DRL a partir de 2021, e, desde 2023, os veículos fabricados no país devem ter o equipamento.
Segundo Henry Joseph Junior, diretor técnico da Anfavea, o DRL tem a vantagem de consumir menos energia em comparação com os faróis tradicionais.
Você já se adaptou à nova lei dos faróis? Acredita que a obrigatoriedade apenas em pista simples torna o trânsito mais seguro ou a regra anterior era melhor? Deixe sua opinião nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






