Boa parte do Brasil deve ficar em alerta para o risco de tempestade na quinta-feira (24). Segundo boletim meteorológico da Climatempo, quatro das cinco regiões tendem a enfrentar temporais ao longo do dia: Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. Ou seja: só não há previsão de tempestade para o Centro-Oeste — ao menos conforme a divulgação da previsão do tempo.
+ Produtor de soja, atenção: muita chuva do Triângulo Mineiro até Rondônia
Para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a previsão indica que a tempestade será acompanhada de ventania. Em São Paulo, por exemplo, a Climatempo fala na possibilidade de rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora. Em Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso, a expectativa é para a incidência de trovoadas.
Enquanto isso, o sul da Bahia precisa ficar em alerta para além da tempestade. Isso porque há risco de deslizamentos. Por fim, temporais estão previstos para ocorrer sobre os sete estado da região Norte.
Previsão do tempo com tempestade e ventania
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta quinta-feira (24).
-
Sul
O ar seco ganha mais espaço sobre o Rio Grande do Sul, conforme a massa de ar frio predomina. No entanto, áreas de instabilidade em altos níveis da atmosfera fortalecem as tempestades no leste do Paraná, potencializando o risco de tempestade com ventanias e acumulados altos, inclusive na capital Curitiba. Chuvas breve e passageira sobre Santa Catarina.
-
Sudeste
A presença de uma intensa área de baixa pressão atmosférica promete deixar o tempo muito instável, com chuvarada, tempestade e ventania em São Paulo, no Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais. Há, dessa forma, condições de fortes temporais, agitação marítima e ventos de até 70 quilômetros por hora no estado paulista.
-
Centro-Oeste
A chuva diminui por Mato Grosso do Sul e fica mais irregular em Mato Grosso. Em Goiás e sobre o Distrito Federal, assim como no leste do mato-grossense, ainda há risco e condições para volumes altos, com trovoadas e ventos moderados. O tempo firme retorna ao centro-oeste sul-mato-grossense.
-
Nordeste
Aumento da chuva sobre o noroeste baiano, onde há maior potencial para tempestade. De maneira geral, chove em grande parte da Bahia, de Sergipe e de Alagoas, além do leste de Pernambuco e da Paraíba. Serão, contudo, pancadas de chuvas rápidas e passageiras. Atenção principalmente para o sul baiano, onde há risco de deslizamentos. O tempo aberto predomina, contudo, entre o interior pernambucano e o Piauí. Não há previsão de chuva no Ceará.
-
Norte
O volume de chuva previsto é menor, mas os temporais ainda não são descartados em todos os estados da região. Isso devido ao calor e alta umidade.
_______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.
Fonte: canalrural