Confronto de SUVs: Honda WR-V EX desafia o Volkswagen T-Cross em preço e consumo
Comparativo: Novo Honda WR-V EX (R$ 144.900) vs. VW T-Cross Sem Nome (R$ 155.990). Veja as diferenças em porta-malas, motorização (aspirado vs. turbo), tecnologia e garantia de 6 anos do Honda.
O segmento de SUVs urbanos esquentou com o lançamento oficial da nova geração do Honda WR-V. Posicionado como o modelo “altinho” mais acessível da marca japonesa (com preço de lançamento de até R$ 150 mil), ele chega para encarar o veterano de vendas, Volkswagen T-Cross, aqui representado pela versão “Sem Nome” (segunda versão da gama), que custa R$ 155.990.
Honda WR-V EX vs Volkswagen T-Cross
O comparativo revela duas propostas com estilos e mecânicas distintas, onde o Honda aposta em maior espaço interno e o VW, em torque e agilidade.
Em termos de design, o novo WR-V adota linhas mais retas e uma aparência mais robusta, buscando transmitir uma imagem de SUV tradicional. O T-Cross, após leves atualizações, mantém seu desenho quadrado e atual.
| Característica | Honda WR-V EX | VW T-Cross Sem Nome | Vantagem |
| Comprimento | 4,32 m | 4,21 m | Honda (Mais Comprido) |
| Altura | 1,65 m | 1,57 m | Honda (Mais Alto) |
| Entre-eixos | 2,65 m | 2,65 m | Empate |
| Porta-Malas | 458 litros | 373 litros (expansível a 420L) | Honda (Mais Capacidade) |
| Rodas | 17 polegadas | 16 polegadas | Honda |
| Rack de Teto | Não tem | Tem de série | VW |
O Honda se destaca por ser mais comprido e mais alto que o T-Cross, e principalmente por oferecer um porta-malas maior e mais versátil (458 litros).

Interior e Tecnologia: Central Multimídia em Foco
Ambos os modelos apostam em cabines com acabamento escurecido e telas flutuantes, mas o Honda traz novidades de design e ergonomia:
- Painel: O WR-V utiliza um painel parcialmente digital de 7 polegadas e uma central multimídia inédita da Honda no Brasil, com tela horizontalizada de 10 polegadas e conectividade sem fio.
- Central VW: O T-Cross utiliza a conhecida VW Play de 10,1 polegadas, com painel de instrumentos digital de 8 polegadas.
- Conforto e Ergonomia: No WR-V, o painel tem desenho exclusivo, embora utilize volante e bancos idênticos aos do City. O T-Cross mantém o volante multifuncional já conhecido da marca.

Motorização e Desempenho: O Torque Turbo Contra a Aspiração
A principal diferença entre os rivais está sob o capô, influenciando diretamente o desempenho e o consumo.
| Especificação | Honda WR-V EX | VW T-Cross Sem Nome | Vantagem |
| Motor | 1.5 aspirado flex (injeção direta) | 1.0 turbo 200 TSI flex | VW (Turbo) |
| Potência | 126 cv | 128 cv | VW (Marginalmente) |
| Torque | 15,8 kgfm | 20,4 kgfm | VW (Maior) |
| Câmbio | CVT (simula 7 marchas) | Automático convencional (6 marchas) | Diferentes propostas |
| 0 a 100 km/h | Não divulgado | 10 segundos | VW (Mais ágil) |
| Consumo Gasolina (Estrada) | 12,8 km/l | 14,5 km/l | VW (Mais Econômico) |
O T-Cross, com seu motor turbo e maior torque (20,4 kgfm), é inegavelmente mais rápido e mais econômico na estrada. Já o WR-V aposta na confiabilidade e suavidade do conjunto 1.5 aspirado com câmbio CVT.

Preços e Garantia: Honda Leva a Melhor
O Honda WR-V EX será vendido por R$ 144.900, sendo cerca de R$ 11 mil mais acessível que o T-Cross.
A Honda oferece o diferencial de uma Garantia Total de seis anos sem limite de quilometragem, enquanto o T-Cross tem garantia de três anos. Em termos de itens de série, ambos vêm bem equipados com assistentes de condução como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
Você prioriza o torque turbo do T-Cross ou o espaço e a garantia de 6 anos do novo WR-V? Comente sua escolha!
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Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






