Futuro incerto: Ford estuda cancelar totalmente a picape elétrica F-150 Lightning
A Ford estuda cancelar a produção da picape elétrica F-150 Lightning após um incêndio afetar o fornecimento de alumínio. Entenda por que a montadora priorizou as versões a gasolina e como o foco muda para uma picape elétrica menor.
O cenário para a Ford F-150 Lightning se deteriorou drasticamente. Após a suspensão indefinida da produção devido a um incêndio em um fornecedor de alumínio, o Wall Street Journal reporta que executivos da Ford estão em discussões sérias sobre o cancelamento total da picape elétrica de grande porte.
Ford estuda cancelar totalmente a picape elétrica F-150 Lightning
O possível fim da Lightning reflete os desafios enfrentados pela Ford na transição para a eletrificação, especialmente em relação à lucratividade de seus modelos EV de primeira geração.
A crise começou em setembro, quando um incêndio em uma fábrica de alumínio forçou a Ford a reduzir pela metade a produção da linha F-150. Diante do estoque limitado de matéria-prima, a montadora priorizou as versões a gasolina e híbridas da F-150, que são consideradas mais lucrativas.
Essa decisão deixou a fábrica Rouge Electric Vehicle Center, dedicada à produção da Lightning, ociosa. A Ford, que não comenta rumores sobre planos futuros de produtos, direcionou o fornecimento restante para as picapes a combustão, que continuam sendo o carro-chefe de vendas e lucratividade da empresa.

Embora a Ford detenha a liderança em vendas de picapes elétricas nos EUA, a F-150 Lightning não tem sido um modelo rentável, o que justifica a análise para seu cancelamento. No momento, a montadora garante ter um bom estoque de modelos 2025 – cerca de 5.000 unidades estariam disponíveis no mercado – mas o futuro da produção é altamente incerto.
Sucessora Adiada e Novo Foco em Picapes Compactas
O possível cancelamento da Lightning atual adiciona mais uma camada de complexidade aos planos elétricos da Ford:
Atraso na Sucessora: A próxima geração da F-150 Lightning, que deveria ter chegado em 2025, já foi adiada e está atualmente prevista apenas para 2028. O cancelamento do modelo atual pode afetar novamente esse cronograma.
Picape Elétrica Compacta: A Ford parece redirecionar seu foco para um segmento mais acessível. A próxima picape elétrica da marca será de porte menor, similar ao do Maverick, e construída sobre uma nova plataforma universal de EVs. A produção está agendada para 2027, com um preço inicial estimado em US$ 30 mil.
Caso a produção da F-150 Lightning seja descontinuada, a fábrica de Rouge pode ficar sem utilidade até o início da fabricação de um novo veículo elétrico – visto que o outro modelo elétrico da marca, o Mustang Mach-E, é produzido no México.
A Ford está certa em priorizar picapes a combustão em detrimento da F-150 Lightning? Dê sua opinião sobre o futuro elétrico da marca!
Leia aqui: Novo recall: Ford F-150 é chamada novamente por problema em um simples parafuso
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






