De acordo com a Delegacia de Rosário Oeste, as denúncias apontavam para a existência de abatedouros clandestinos em funcionamento. Na primeira etapa da operação, realizada no mês passado, foram encontrados indícios de abate irregular, e os responsáveis foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento. Um dos estabelecimentos chegou a ser interditado.
As autoridades receberam, posteriormente, a informação de que o mesmo abatedouro interditado havia retomado as atividades durante a madrugada, de forma ilegal. Diante disso, a equipe retornou ao local nesta quinta-feira para uma nova fiscalização, ampliando a operação para outros estabelecimentos suspeitos.
Segundo o delegado Mauro Cristiano Perssoli Filho, a ação busca coibir a comercialização de produtos de origem duvidosa. “Para todo abatedouro existe um cliente. Assim como só existe o furto porque existe um receptador, só existe um abatedouro clandestino porque tem um mercado que compra”, afirmou.
Durante a vistoria, o primeiro abatedouro foi considerado totalmente regular. O segundo permanece interditado, mas em processo de adequação. Já no terceiro, onde havia suspeita de retomada das atividades, foram encontrados materiais usados em ordenha de leite de forma irregular.
“Durante a visita eu constatei essa ordenha de leite de forma totalmente irregular. E a operação ainda está em andamento. Vamos visitar outros mercados para combater esse crime contra as relações de consumo”, completou o delegado Mauro Perssoli.
Fonte: leiagora






