SUV gasta mais freio e pneu? Veja motivo e 3 dicas para economizar
Comprou um SUV e se assustou com o gasto de freios e pneus? O peso é o vilão! Veja 3 dicas de ouro para economizar na manutenção
Quem compra um “grandão” pelo conforto e espaço muitas vezes toma um susto quando nota que SUV gasta mais freio e pneu que um carro comum. A conta da manutenção chega mais rápido e mais salgada, e a culpa é da física. Mas hoje, o Garagem360 te ajuda com 3 dicas para driblar a situção. Confira!
Por que SUV gasta mais freio e pneu?
A resposta é simples: peso. Primeiramente, um SUV médio pesa facilmente 300 ou 400 quilos a mais que um sedan ou hatch. E essa diferença de peso é o que “mata” os componentes de desgaste.

Pense assim: é muito mais fácil parar um carrinho de supermercado vazio do que um cheio. O SUV é o carrinho cheio. Todo o sistema de freio e suspensão precisa lidar com mais massa o tempo todo. Embora as peças (discos, pastilhas) sejam maiores, o desgaste é acelerado. Entendeu?
Pneu: o primeiro a sentir o peso
O pneu é o que liga o carro ao chão. Em um SUV, ele tem que aguentar mais peso “esmagando” ele contra o asfalto. Isso gera mais calor e exige mais da estrutura de borracha. Assim, se a calibragem estiver errada, o problema piora.
Um pneu murcho em um carro pesado deforma muito mais. Isso faz o carro gastar mais combustível e “come” as bordas do pneu em poucos meses.
Freio: o ‘herói’ que paga o preço
Para parar um veículo pesado, o freio precisa gerar muito mais atrito. As pastilhas “mordem” os discos com mais força e por mais tempo.

Esse esforço extra gera um calor muito maior. E o calor é o inimigo número um do sistema de freio. Ele acelera o desgaste das pastilhas e pode até empenar os discos. Por isso, a troca de pastilhas em um SUV é, quase sempre, mais frequente.
3 dicas de para seu SUV não ‘comer’ pneu e freio
Você não pode mudar o peso do carro, mas pode mudar o jeito que dirige. Algumas fabricantes sempre dão dicas que valem ouro. Confira dicas bem úteis:
- Seja o “rei da calibragem”: em um SUV, a calibragem é o item mais importante. Um pneu com 2 ou 3 libras a menos já aumenta muito o desgaste. Calibre toda semana, sempre com os pneus frios, seguindo o manual.
- Use (e abuse) do freio motor: esta é a melhor dica. Em descidas, não fique “pisando e soltando” o freio. Reduza a marcha (mesmo no automático, use o modo “L” ou as borboletas). Deixar o motor segurar o carro economiza as pastilhas de forma impressionante.
- Dirija com “antecipação”: evite arrancadas fortes e freadas bruscas. O SUV não é um carro esportivo. Quanto mais suave você for no acelerador e no freio, mais tempo as peças vão durar.
A princípio, o SUV é um carro excelente, mas cobra seu preço na manutenção. Entender que ele é um veículo pesado é o primeiro passo para dirigir de forma mais inteligente e economizar na oficina.
E você, tem um SUV? Já percebeu esse gasto maior? Deixe seu comentário abaixo e conte sua experiência!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360






