Ao longo de sua carreira, registrou diversas faces de sua cidade-natal, Recife. Agora, com , o diretor mostra a capital pernambucana e suas nuances em um thriller “cheio de pirraça” que vem ganhando forte projeção internacional e o .
O filme estreia oficialmente na próxima quinta-feira, 6 de novembro, e antes de ir para o cinema, deixamos a dica de assistir o , de 2023, em casa. Dessa forma, você pode ter uma dimensão maior do Recife de Kleber e já chegar na sessão mais aberto às referências e conexões que o diretor estabelece.
Qual é a conexão entre O Agente Secreto e Retratos Fantasmas?
Vitrine Filmes
Uma das frases mais emblemáticas do documentário diz que “os filmes de ficção são os melhores documentários” e o diretor leva essa ideia para O Agente Secreto. Isso porque ambas as produções discutem o tema da memória em diferentes instâncias — histórica e afetiva:
“O Brasil é um país que tem algumas questões com memória e que tende a esquecer de muita coisa. E eu acho que o cinema é um instrumento muito bom porque um bom filme prende a sua atenção, ele te diverte, ele te mantém entretido, mas também pode ter uma carga de informação de verdade sobre o lugar onde a gente mora”, reforçou Mendonça de O Agente Secreto.
Vitrine Filmes/Netflix
Durante o evento, o qual contou com a presença do AdoroCinema, o cineasta destacou que deseja que seu novo filme atinja os espectadores jovens a fim de que eles tenham noção do passado do país. Nesse caso, sobre da ditadura militar brasileira, uma vez que a trama se passa em 1977 e aborda a realidade da cidade durante o regime autoritário.
Em Retratos Fantasmas, o processo de recuperar a memória se dá através da exploração da história do centro de, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos, interpolando o contexto sociogeográfico com as vivências do próprio Kleber.
Cenários de Retratos Fantasmas são importantes para a história de O Agente Secreto
Curiosamente, assim que o trailer de O Agente Secreto foi divulgado, um perfil do X (antigo Twitter) logo apontou um “easter egg” de Retratos Fantasmas em uma das tomadas, onde Mendonça Filho recria uma fotografia mostrada no documentário na paisagem de seu novo longa.
O diretor respondeu ao post demonstrando surpresa por alguém ter reparado na referência tão rápido. Mas, além desse detalhe, O Agente Secreto tem uma outra dimensão após assistir Retratos Fantasmas, uma vez que como público, você tem consciência do valor sentimental e da história que cada um dos cenários carrega.
Dou destaque para as sequências que se passam no icônico Cine São Luiz, onde seus vitrais dividem o protagonismo com em um momento crucial da trama. Assim como o personagem Seu Alexandre, interpretado por , que é baseado no projetista real do cinema de rua cujos depoimentos são ouvidos no documentário.
O Agente Secreto entra em cartaz nos cinemas brasileiro na próxima quinta-feira, 6 de novembro. Já Retratos Fantasmas está disponível para streaming na Netflix.
Fonte: adorocinema






