TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Cenário Agro

Mato Grosso quebra recorde de exportação de carne bovina mesmo com tarifas dos EUA

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Apesar das tarifas de 50% sobre os embarques de produtos brasileiros impostas pelo presidente americano, Donald Trump, Mato Grosso bateu recorde nas exportações de carne bovina em setembro. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o estado registrou um crescimento de 10,37% nas exportações do produto em relação ao mês de agosto, atingindo 98,98 mil toneladas. Já na comparação com setembro de 2024, o aumento foi de mais de 48,07%.

Segundo o coordenador de Inteligência de Mercado do IMEA, Rodrigo Silva, esse avanço se deve principalmente à expansão de mercados já consolidados, que compensaram a redução dos embarques para os Estados Unidos.

“Em 2024, tivemos um recorde de exportação de carne bovina e neste ano não está sendo diferente (…). Quando chegou o tarifaço a gente viu as exportações caindo, mas ainda estamos batendo recorde. Tanto que conseguimos volumes maiores do que quando estávamos com os Estados Unidos [importando] em grandes patamares. Começamos a enviar para Rússia, Filipinas, México e Itália estão sendo grandes surpresas neste ano, China que é o nosso principal mercado em volume, tem importado muito da gente, e o Chile” disse em entrevista ao Dia de Ajudar Mato Grosso.

Para o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, os números refletem a força e a adaptação do setor produtivo mato-grossense, além de reforçar a qualidade sanitária da carne produzida no estado.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push([“_mgc.load”])})(window,”_mgq”);

“Quando se pensa em comprar do Brasil, imediatamente já se pensa em comprar do Mato Grosso. Nós temos uma grande disponibilidade de plantas frigoríficas espalhadas pelo estado inteiro com o serviço de inspeção federal, temos um grande número de animais confinados, o que impacta na constância da qualidade que o consumidor quer. Todos os países que começaram a importar carne brasileira ou querem aumentar a importação, olham para o Mato Grosso”, comenta Manzi.

Outras proteínas também registraram crescimento

O bom desempenho não se limitou à carne bovina. As exportações de carne suína cresceram 19,09%, em 12 meses, com embarques de 3,70 mil toneladas. Já os embarques de carne de aves totalizaram 9,04 mil toneladas no estado, aumento de 40,80% em relação a agosto, mas queda de 27,47% no comparativo anual.

O IMEA avalia que as expectativas para o fim do ano são positivas. E o foco para 2026 será a abertura de novos mercados, como Japão e Coreia do Sul, possíveis parceiros após o reconhecimento de Mato Grosso como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.