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Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim: foco na segurança

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Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança

Stellantis realiza “Localization & Innovation Week” em Betim para impulsionar nacionalização de tecnologia e alinhar fornecedores ao Programa Mover. Destaque para a preparação das montadoras para a obrigatoriedade de sistemas de segurança ativa (ADAS) a partir de 2027 no Brasil.

Stellantis, gigante automotiva responsável por marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, realizou em seu Polo Automotivo de Betim (MG) a estratégica “Localization & Innovation Week”. O evento reuniu 30 fornecedores globais, equipes internas da montadora e representantes de órgãos de fomento, como o Programa Mover e a InvestMinas, em um esforço coordenado para impulsionar a inovação, a nacionalização de componentes e o futuro da mobilidade na América do Sul.

Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança

A iniciativa de Betim reforça o compromisso da Stellantis em desenvolver o ecossistema tecnológico local, buscando maior competitividade, sustentabilidade e a criação de empregos altamente qualificados no Brasil.

O encontro funcionou como uma plataforma de colaboração, integrando áreas cruciais da Stellantis (Compras, Engenharia, Design) com a cadeia de suprimentos. O objetivo central é desenvolver soluções que atendam às necessidades e regulamentações do mercado local, consolidando o Brasil como um centro de excelência tecnológica e produtiva.

Dulcinéia Caldeira Brant, vice-presidente sênior de Compras da Stellantis para a América do Sul, destacou a importância da sinergia:

“O futuro da mobilidade passa pela colaboração entre todos os elos da cadeia automotiva. Este encontro conecta inovação, talentos e tecnologia, fortalecendo o ecossistema local e ampliando o desenvolvimento de soluções no Brasil e na América do Sul.”

Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança - Foto: DivulgaçãoStellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança - Foto: Divulgação
Stellantis acelera nacionalização e inovação em Betim, de olho na segurança – Foto: Divulgação

Os Tópicos-Chave da Semana

O evento discutiu tendências cruciais para a transição do setor automotivo:

Conectividade e Eficiência Energética: Soluções em mobilidade inteligente e propulsão mais limpa (como a tecnologia Bio-Hybrid já desenvolvida pela Stellantis no Brasil).

Oportunidades Fiscais: Debate sobre o aproveitamento de incentivos do Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), que oferece créditos fiscais para investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e para a ampliação do nível de nacionalização de autopeças.

Design e Regulamentações Futuras: Tendências de estilo alinhadas às próximas exigências de segurança veicular.

Segurança Ativa 2027

Um dos maiores destaques da Localization & Innovation Week foi a discussão sobre as novas legislações de segurança veicular que devem entrar em vigor no Brasil a partir de 2027.

O Programa Mover (sucessor do Rota 2030) estabelece novas exigências para os veículos, incluindo a obrigatoriedade de sistemas de segurança ativa, como os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS). Entre os requisitos previstos para se tornarem 100% obrigatórios até outubro de 2027, está o Sistema de alerta ou visibilidade traseira (câmera ou aviso sonoro).

A Stellantis demonstrou estar à frente, já atuando no desenvolvimento dessas soluções de segurança, reforçando seu compromisso proativo com a proteção e satisfação dos consumidores, e preparando seus veículos para atenderem aos padrões de segurança mais rigorosos.

Leia aqui: E agora? Stellantis se pronuncia após Citroën Basalt tirar nota zero no Latin NCAP


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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