CNH sem autoescola ficará mais barata e rápida com aulas online e instrutor autônomo
CNH mais barata: Entenda a proposta do Governo que pode reduzir o custo da habilitação em 60% com curso teórico gratuito e online. Saiba mais sobre a redução das aulas práticas e a criação do instrutor autônomo!
O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil está prestes a passar por uma transformação radical. Uma proposta em análise pelo Governo Federal visa simplificar a formação de novos motoristas, tornando-a muito mais acessível, embora o projeto original de “CNH sem autoescola” tenha sido parcialmente ajustado.
A principal meta do Governo é reduzir em mais de 60% o custo total da CNH para os cidadãos.
O que pode mudar na CNH sem autoescola?
O texto da proposta, que está em fase final de consulta pública, traz três pilares de mudança que podem redefinir o setor:
O curso teórico, atualmente uma despesa significativa nas autoescolas, deve se tornar gratuito e 100% online. Ele será oferecido por uma plataforma oficial do governo, focando na democratização do acesso ao conteúdo.
2. Aulas Práticas Reduzidas:
Devido à pressão de sindicatos e federações do setor de autoescolas, o Governo Federal recuou da ideia de eliminar completamente as aulas práticas obrigatórias. A previsão agora é manter um número mínimo, estimado entre três e cinco horas, uma redução drástica em relação às 20 horas exigidas atualmente.
3. O “Personal de Trânsito” (Instrutor Autônomo):
Esta é uma das maiores novidades. O projeto prevê a criação da figura do instrutor autônomo credenciado. Este profissional poderá ministrar aulas práticas fora das autoescolas tradicionais, utilizando veículos próprios ou do aluno. Essa modalidade visa aumentar a concorrência e oferecer mais flexibilidade ao aprendizado.

Os Riscos e a Segurança em Debate
Embora a modernização busque maior acessibilidade, especialistas em segurança viária levantam um ponto de atenção: a segurança durante o aprendizado.
Falta de Duplo Comando: Há uma preocupação de que veículos utilizados por instrutores autônomos ou pelos próprios alunos não possuam o essencial duplo comando de freio. Este equipamento é crucial para a intervenção rápida do instrutor, o que pode elevar os riscos durante as aulas.
Apesar dos alertas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem o desafio de equilibrar a economia prometida aos futuros motoristas com a manutenção da qualidade e segurança na formação.
Próximos passos
A proposta segue em consulta pública e recebeu milhares de contribuições que serão analisadas antes da votação final pelo Contran. Se aprovadas, as mudanças entrarão em vigor e prometem modernizar e tornar mais acessível a jornada para tirar a CNH no país.
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Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






