TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Notícias

Homem falece por intoxicação por metanol em Várzea Grande: saiba mais sobre os sintomas que levaram a essa tragédia

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Dois casos de intoxicação por metanol atendidos no Hospital e Pronto-Socorro Municipal (HPSMVG) foram informados pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande nessa sexta-feira (24). Um dos pacientes morreu e o outro segue internado sob acompanhamento médico.

A prefeitura do município ainda confirmou que a morte não foi ocasionada pela intoxicação por metanol. O paciente foi submetido a exames e a Vigilância aguarda os resultados. Entretanto, a morte foi registrada depois que ele apresentou os sintomas característicos da intoxicação.

O primeiro caso é de um homem de 30 anos, morador do bairro Marajoara, que deu entrada na unidade por volta da 1h da manhã dessa sexta-feira (24), com visão turva, taquicardia, náuseas e vômitos persistentes.

Segundo familiares, ele ingeriu vodka na noite de terça-feira (22), por volta das 22h, em uma distribuidora localizada no bairro Paiaguás, também em Várzea Grande.

Durante o atendimento, o paciente apresentou insuficiência renal aguda, precisando passar por hemodiálise e receber o antídoto fomepizol, indicado para casos de intoxicação por metanol. De acordo com o boletim médico, ele está consciente, respirando sem ajuda de aparelhos e segue em monitoramento clínico e laboratorial contínuo.

O segundo caso é de um homem de 40 anos, morador do Jardim Primavera, que morreu na tarde de sexta-feira (24). Ele havia dado entrada no pronto-socorro na noite de terça-feira (22), apresentando dores de cabeça e confusão mental, depois de ter consumido bebida alcoólica de procedência desconhecida, de acordo com informações da prefeitura.

No entanto, este mesmo paciente tinha um ferimento na cabeça, que seria resultado de uma possível briga, segundo relato da família.

Depois de internado, o paciente teve falência renal aguda, evoluindo com dificuldade respiratória intensa e sangramento nasal. Apesar da intubação, hemodiálise e uso do mesmo antídoto, ele não resistiu.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que todos os protocolos clínicos e de vigilância foram acionados e que o caso está sendo investigado em conjunto com os órgãos de saúde do Estado.

As autoridades também apuram a origem da bebida consumida pelas vítimas.

Quais os principais sintomas de intoxicação por metanol?

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas podem ser confundidos inicialmente com uma embriaguez comum, mas eles persistem e pioram. Fique atento a:

  • Sintomas compatíveis de embriaguez, principalmente quando esses sintomas se prolongarem.
  • Acompanhados de desconforto no estômago, náuseas, vômitos e dor abdominal forte.
  • Manifestações visuais, incluindo visão turva, borrada, escotomas (áreas cegas) ou alteração na acuidade visual

Podendo evoluir para:

  • Dor de cabeça, confusão mental, tontura e convulsões.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.