TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Eventos

Rendeiras de Várzea Grande: Destaque no São Paulo Fashion Week

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As peças produzidas por mulheres da Associação das Rendeiras de Limpo Grande (Tece Arte), de Várzea Grande, chegaram às passarelas do São Paulo Fashion Week 2025, nesse domingo (19). O maior evento de moda da América Latina foi realizado no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

O desfile foi assinado pelo estilista Amir Slama, um dos nomes mais inovadores e influentes da moda brasileira, reconhecido por sua habilidade em unir elegância e casualidade em suas peças de moda praiana.

As peças, como saídas de banho produzidas pelas rendeiras, tinham na composição cores fortes e vribrantes, além de composição com elementos típicos de Mato Grosso como: arara-canindé e frases como: nós temos banana. Veja abaixo:

Peças de rendeiras de Várzea Grande brilham nas passarelas do São Paulo Fashion Week. (Crédito: Tece Arte)

Ao todo, cinco peças foram produzidas exclusivamente para o desfile que figuram como tendência de moda do verão 2026.

A presidente da Tece Arte, Jilaine Maria, comemorou a representatividade da arte e da cultura mato-grossense em um dos maiores eventos de moda do país.

“Celebro a realização de um sonho. É um sentimento de muita gratidão estarmos em destaque nacional no maior desfile de moda da América Latina. Estou muito feliz de ver nossa cultura valorizada e reconhecida. Temos orgulho de representar Mato Grosso”, destacou.

De MT para o mundo

A Tece Arte foi formalizada em 2021, mas já atuava há anos com o trabalho das redeiras na produção de redes a partir de algodão. Cerca de 50 mulheres do Limpo Grande, zona rural de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, trabalham no Centro Cultural localizado no centro da comunidade, onde também oferecem oficinas para repasse das técnicas artesanais. 

Sobre o estilista

Antes de ser conhecida como Amir Slama, a marca fez história sob o nome Rosa Chá. Fundada em 1993 por Amir Slama e sua esposa Riva, a Rosa Chá teve a ousadia de transformar o beachwear (moda praiana) brasileiro em uma proposta global.

Em 2010, Amir encerrou seu ciclo com a Rosa Chá e, em 2011, lançou a marca Amir Slama. Mais íntima e pessoal, esta nova fase trouxe uma abordagem versátil, unindo elegância e praticidade.

O estilista veste personalidades da internet, como a influenciadora Jade Picon e o ex-BBB Jonas Sulzbach.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.