O Governo de São Paulo irá levar 10 desenvolvedoras do estado para a Gamescom, uma das maiores feiras de jogos do mundo, que ocorre de 23 a 29 de agosto, na Alemanha. A iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa pretende promover o fechamento de negócios e atrair investimento estrangeiro para empresas paulistas.
- Governo de SP anuncia investimento de R$ 20 milhões em jogos
- Olimpíadas 2024: Intel quer eSports em próximos ciclos olímpicos
Entre os 10 estúdios escolhidos para o programa CreativeSP, estão a Flux, de Cobra Kai: The Karate Kid Saga Continues, e a Mad Mimic, de Dandy Ace. As empresas foram selecionadas ao lado da Luski Game Studio, Árvore, UX4Indie, Ilex, Dyxel, Virtual Planet, Bits e WebCore, entre 84 desenvolvedoras inscritas.
Os participantes poderão ter um reembolso de até US$ 3 mil (R$ 15 mil, aproximadamente) em despesas, além de acesso a ações de capacitação e consultoria. Os estúdios participantes arcarão com 50% dos custos das viagens e poderão contar com assessoria e monitoramento de resultados.
O programa CreativeSP é fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, a InvestSP e a Secretaria Estadual de Relações Internacionais. A missão para a Gamescom ainda conta com apoio na curadoria da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos).
São Paulo marcará presença em outros eventos
A ação para a Gamescom não é única e irá abarcar eventos de outras áreas do entretenimento. O governo vai destinar R$ 5,5 milhões para um total de nove missões para eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo de 2022, com 10 empresas e instituições escolhidas para cada um.
Só a última missão, para o Festival de Cinema Cannes, em maio, deve gerar mais de mil empregos no estado e quase R$ 150 milhões em negócios no período de um ano, cerca de 300 vezes mais que o investimento público na viagem.
Os eventos que integram o CreativeSP são focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design. Já foram realizadas duas missões para o SXSW, nos Estados Unidos, e o Festival de Cannes, na França. As próximas serão para o Festival Fringe, na Escócia, o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, o C2 Montreal, no Canadá, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e a WebSummit, em Lisboa.
Como participar
Para se candidatar para as próximas missões (Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, C2 Montreal, Feira do Livro de Frankfurt e WebSummit), empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional.
Trending no Canaltech:
- Arqueólogos encontram tesouro depois de 366 anos de naufrágio de navio
- Estas são as 4 linguagens de programação favoritas de Elon Musk
- Placa Mercosul | Como funciona a combinação de letras?
- Google TV vai adicionar 50 canais ao vivo e gratuitos
- Vídeo mostra uma “viagem” pelo universo com o telescópio James Webb