Economia

CadÚnico beneficia 2,5 milhões de pessoas que se tornaram MEI

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mais de 2,5 milhões de pessoas cadastradas no CadÚnico se formalizaram como microempreendedores individuais (MEI), segundo levantamento do Sebrae em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Esse número corresponde a 55% dos MEIs registrados na base de dados.

O Cadastro Único é o principal instrumento do governo federal para identificar famílias de baixa renda e incluí-las em programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Minha Casa Minha Vida, entre outros.

[Continua depois da Publicidade]

O estudo evidencia que o CadÚnico promove a autonomia e a inserção produtiva de seus beneficiários. Entre os 95,3 milhões de cadastrados, 4,6 milhões são MEI, e 34,1% já receberam atendimento do Sebrae entre janeiro de 2020 e julho de 2025.

Os dados apontam que MEIs atendidos pelo Sebrae têm maior sucesso: 78,9% dessas empresas permanecem ativas, contra 61,5% das que não receberam apoio.

[Continua depois da Publicidade]

Em termos de setores, a maioria atua em serviços (53,1%), seguida por comércio (26,5%), indústria (10,1%), construção (9,7%) e agropecuária (0,5%). Entre os MEIs do CadÚnico, 41,7% recebem Bolsa Família e 6,4% o BPC. Amazonas (56,3%), Acre (54,8%) e Piauí (54,6%) lideram o percentual de inscritos.

Parceria Estratégica

O levantamento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Sebrae e MDS, iniciado em 2023, com foco na integração de políticas públicas para inclusão produtiva e geração de renda.

O acordo também prevê o compartilhamento de informações do CadÚnico e do Bolsa Família para estudos sobre pequenos negócios, aprimorando políticas públicas para o setor.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.