Sophia @princesinhamt
Cuiabá

BRT entre Sefaz e Júlio Muller será inaugurado até abril de 2026: ônibus circulando em junho

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que preside a Frente Parlamentar de Acompanhamento das Obras do BRT, afirmou que o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, garantiu que o trecho do modal entre o Viaduto da Sefaz e a ponte Júlio Muller, que liga Cuiabá a Várzea Grande, será concluído até abril de 2026.

A informação foi repasada durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa. Segundo Lúdio, a reunião teve como objetivo fiscalizar o andamento das obras e esclarecer o cronograma de execução.
“Fiscalizar todos os atos executivos e acompanhar o andamento das obras do BRT. Na audiência de hoje, nós esclarecemos os cenários futuros”, disse o parlamentar.
Ele explicou que o trecho que estava sob responsabilidade do primeiro consórcio foi concluído, compreendendo o percurso entre o Hospital de Câncer e o Viaduto da Sefaz, e do CREA até a Defensoria Pública, restando apenas obras pontuais de travessia. Já o novo trecho, que vai do Viaduto da Sefaz até a ponte Júlio Muller, está em execução.
“O prazo estabelecido foi de seis meses para a conclusão, até 31 de dezembro, podendo se estender até o final de fevereiro. A licitação dos terminais e estações está em andamento”, informou.
Lúdio também detalhou o cronograma para o trecho da Avenida Fernando Corrêa, que deve ser licitado nos próximos 45 dias, com previsão de 12 meses para a conclusão.
“O trecho da Fernando Corrêa vai ser uma licitação só, um único lote, lá da entrada do Residencial Coxipó até a Igreja do Rosário”, disse.
A previsão, conforme repassado pela Sinfra durante a audiência, é que os ônibus do BRT comecem a rodar até junho de 2026, no trecho que liga o Viaduto da Sefaz à ponte Júlio Muller.
“Concluir até junho do ano que vem todo o percurso do final da avenida do CPA até Várzea Grande, com os terminais, as estações e a tecnologia de sinalização, para que os veículos possam entrar em circulação”, afirmou Lúdio.
O deputado reforçou que a Assembleia continuará acompanhando de perto o andamento das obras.
“Nós vamos, daqui a três meses, daqui a seis meses, realizar novas audiências para acompanhar o andamento dessas obras, para que elas sejam concluídas e a população de Cuiabá deixe de sofrer com os transtornos que sofre hoje no trânsito”, completou.
O sistema BRT (Bus Rapid Transit) prevê dois corredores principais entre Cuiabá e Várzea Grande, com ônibus de alta capacidade, estações modernas e integração com outros modais, além de melhorias urbanas, como o Parque Linear da Avenida do CPA e a requalificação de calçadas ao longo dos corredores.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.