Sophia @princesinhamt
Notícias

Quadrilha é condenada por golpes empréstimos falsos contra idosos: pena de 86 anos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Um ano após a deflagração da Operação Antenados, a Justiça condenou sete integrantes de uma quadrilha responsável por aplicar golpes de empréstimos consignados em idosos. As penas somam mais de 86 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

De acordo com a Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, o grupo visitava casas de idosos se passando por representantes de um suposto programa governamental de distribuição de antenas de TV. Durante as visitas, os criminosos coletavam documentos e fotografias das vítimas, que eram usados para abrir contas bancárias e contratar empréstimos consignados fraudulentos em nome delas.
As investigações identificaram 31 vítimas em Cuiabá, todas aposentadas ou pensionistas do INSS, com 44 contratos falsos que somaram R$ 1,5 milhão. O dinheiro era transferido entre contas criadas com os nomes das próprias vítimas para dificultar o rastreamento. Também foram localizadas vítimas em outros municípios de Mato Grosso e em outros estados, e as provas foram compartilhadas com as autoridades locais.
A sentença, proferida pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá na sexta-feira (17), condenou quatro mulheres e três homens envolvidos no esquema. Segundo a delegada Angelina de Andrade Ferreira, responsável pela investigação, a decisão “representa uma resposta firme ao crime de fraudes eletrônicas contra idosos e reforça o compromisso da Polícia Civil no combate a fraudes bancárias”.
Deflagrada em 7 de agosto de 2024, a Operação Antenados cumpriu 29 ordens judiciais, incluindo sete prisões preventivas, 10 mandados de busca e apreensão e 12 de sequestro de bens e valores. A ação contou com apoio da Polícia Civil de Sorocaba (SP) e integra o programa de combate a fraudes bancárias e lavagem de dinheiro da Delegacia de Estelionato de Cuiabá.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.