Adeus, pedágio? Brasileiros com mais de 60 anos podem ter isenção total da tarifa
O fim do pedágio para idosos está próximo? Saiba o que diz a lei atual e conheça o projeto que pode garantir isenção total da tarifa.
O possível fim do pedágio para idosos tem gerado muitas dúvidas entre os motoristas brasileiros, especialmente sobre quem realmente teria direito a esse benefício tão aguardado. A discussão ganhou força com projetos que tramitam no Congresso Nacional. Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Idosos não vão mais precisar pagar pedágio?
Apesar da expectativa, o fim do pedágio para idosos ainda não é uma realidade no Brasil. Atualmente, o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) garante uma série de direitos, como gratuidade no transporte público urbano e vagas de estacionamento exclusivas, mas a isenção nas cabines de pedágio não está incluída. Ou seja, hoje, todos os condutores, independentemente da idade, devem pagar.

Contudo, essa situação pode mudar. Existem propostas em análise que buscam conceder a isenção. Uma das mais relevantes é o <!–>Projeto de Lei 518/2023–>, que tramita na Câmara dos Deputados. O texto sugere a isenção em rodovias federais para pessoas com mais de 60 anos e também para pessoas com deficiência.
Como a isenção de pedágio funcionaria?
A princípio, o objetivo do projeto de lei é garantir o direito de ir e vir dessa parcela da população, que muitas vezes depende de rendas mais baixas, como aposentadorias.
Se aprovada, a medida representaria uma grande economia para quem precisa pegar a estrada com frequência, seja para visitar a família, realizar tratamentos de saúde ou simplesmente para o lazer.
A proposta ainda precisa passar por diversas comissões e votações na Câmara e no Senado antes de se tornar lei. Por isso, não há uma data definida para que o benefício comece a valer. Enquanto isso, é fundamental que os motoristas idosos continuem pagando os pedágios normalmente para evitar multas por evasão, que é considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Quais são os direitos garantidos hoje para os idosos?
Enquanto a isenção nos pedágios não é aprovada, vale a pena lembrar os benefícios que o Estatuto da Pessoa Idosa já assegura. Esses direitos visam promover mais qualidade de vida, bem-estar e inclusão social. Confira alguns:
- Transporte público: gratuidade nos transportes coletivos urbanos e, em alguns casos, interestaduais (com regras específicas de renda e vagas limitadas).
- Vagas exclusivas: direito a 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados, devidamente sinalizadas.
- Atendimento prioritário: preferência em filas de bancos, supermercados, órgãos públicos e outros estabelecimentos.
- Meia-entrada: desconto de 50% em ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer.
- Isenção de IPTU: Algumas prefeituras oferecem a isenção do imposto para aposentados e pensionistas, de acordo com a legislação municipal.
O que você acha da proposta de isenção de pedágio para idosos? Acredita que seria um benefício justo? Comente abaixo!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360