Honda revela o Novo Civic Type R para ralis
A Honda lança o Civic Type R HRC Rally XP, uma versão de rali do icônico esportivo de 315 cv. Conheça as mudanças no design, no interior de corrida e o que esperar do motor turbo 2.0.
Enquanto a maioria dos carros esportivos se dilui em crossovers urbanos, o Honda Civic Type R manteve viva a chama do prazer ao dirigir, celebrando o câmbio manual e um chassi excepcionalmente ágil. Agora, com 315 cv sob o capô, este ícone está pronto para deixar o asfalto e encarar a terra.
Honda revela o Novo Civic Type R HRC Rally XP para ralis
A Honda anunciou o lançamento do Civic Type R HRC Rally XP, uma versão de rali que fará sua estreia oficial no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Austin, Texas, neste fim de semana. Este modelo de competição sinaliza a entrada da Honda no emocionante mundo do rali.
Embora a Honda ainda não tenha revelado a ficha técnica completa do HRC Rally XP, a versão de rali já mostra mudanças significativas no visual e, principalmente, no interior, necessárias para o uso em competições.
O Type R de rali ostenta a clássica pintura HRC (Honda Racing Corporation) em vermelho, branco e azul, combinada com rodas brancas calçadas em pneus todo-terreno com cravos. A presença dos logotipos da American Rally Association (ARA) sugere que o carro participará da próxima temporada do Campeonato Nacional ARA.

-
Exterior: A carroceria mantém o visual agressivo do Type R padrão, incluindo a imponente asa traseira. Contudo, o capô ganhou novas saídas de ar para otimizar o resfriamento. O sistema de escapamento triplo foi abandonado, dando lugar a um único tubo.
-
Motorização: Espera-se que o motor turbo de 2.0 litros seja mantido, mas com as devidas modificações no motor, na transmissão, na suspensão e no diferencial de deslizamento limitado para suportar a dureza das pistas de rali.
-
Transmissão: Felizmente para os puristas, a transmissão manual de seis marchas foi mantida.
Foto: Divulgação
Cabine de Corrida
O interior foi drasticamente modificado, abandonando o luxo e o conforto de rua em favor da segurança e funcionalidade de corrida:
-
Segurança: Os bancos vermelhos e os painéis de porta foram removidos para a instalação de uma gaiola de proteção (roll cage).
-
Assentos e Controles: O interior agora conta com um par de bancos de corrida, um volante de corrida OMP simples e um novo painel de instrumentos digital focado no piloto, com luzes de mudança de marcha integradas.
-
Funcionalidade: Os controles de climatização deram lugar a comandos físicos mais simples. A tela touchscreen principal de 9,0 polegadas permaneceu, e o câmbio manual ganhou um essencial freio de mão manual de alavanca alta para manobras de rali.
Apresentação no GP dos EUA
Mais informações e a ficha técnica completa do HRC Rally XP devem surgir neste fim de semana, durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos. O carro exibe o nome de Liam Lawson no vidro traseiro, indicando que o piloto do carro de F1 da Racing Bulls poderá fazer uma demonstração para os fãs, marcando a grande estreia do novo carro de rali da Honda.
Qual superesportivo você gostaria de ver transformado em um carro de rali? O Civic Type R HRC Rally XP está à altura da tradição de rali da Honda? Comente abaixo!
Leia aqui: Novo Honda Accord híbrido chega ao Brasil com cérebro do Google
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360