D
o jardim de infância à faculdade, à pós-graduação, mestrado e doutorado, os são quem nos ensinam sobre as pessoas, o mundo, nos instigam a ter curiosidade, nos preparam para vestibulares e até nos ajudam a entender quem somos e o que queremos para a vida.
Agora, se na vida real eles já possuem a capacidade de transformar a vida dos alunos, já imaginou como seria ter tido aula com aquele professor da ficção que você ama? Em séries e filmes, as confusões que os alunos se envolvem são tão intensas quanto a atuação dos professores, que acabam se tornando pais, amigos, conselheiros, confidentes e até parte da família.
Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado nesta quarta-feira (15), reunimos os profissionais fictícios que mais amamos e gostaríamos que tivessem participado da nossa trajetória acadêmica – sem dúvidas aquele professor que te marcou no Ensino Médio se daria muito bem com a Janine Teagues, de …
Os professores da ficção com os quais a gente queria ter tido aula
1. Paul Hunham – Os Rejeitados
Contra sua própria vontade, o professor da Barton Academy, um internato para meninos, Paul Hunham (Paul Giamatti), é responsável por um grupo de alunos que fica para trás nas festas de fim de ano. Mas é o aluno Angus (Dominic Sessa) que desafia Paul a cada minuto, o leva a repensar suas escolhas de vida e a repensar sobre o que é ser um professor para ele — descobrindo que é bem mais do que ser duro, ranzinza e firme com os estudantes. Tudo isso acontece enquanto Paul e Angus se aproximam e confiam um no outro, conhecendo uma versão de si mesmos que ou não existia, ou estava escondida.
Assim como Angus está passando por questões familiares complexas, na vida real problemas são muito comuns, e são nestes momentos que ter um professor como Paul faria toda a diferença. Quem não gostaria de se sentir acolhido e em casa também na sala de aula, não é?
2. Lúcia – Segunda Chamada
A professora Lúcia (Débora Bloch) encara um grande desafio: retornar à sala de aula após anos afastada para lecionar para uma turma de Educação de Jovens Adultos (EJA). Entre histórias difíceis de superação e de perdas, o papel de Lúcia é muito maior do que é lecionar, já que ela precisa, com ajuda dos outros professores da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, fazer com que os estudantes se formem e tenham suas vidas transformadas por meio da educação. Apesar de desafiador, Lúcia é o tipo de professora que acredita nos alunos e em sua capacidade, e esse tipo de confiança faz muita diferença na vida de cada jovem ou adulto.
3. Janine Teagues – Abbott Elementary
As condições da escola Willard R. Abbott Elementary School não são as melhores. Os professores trabalham com o mínimo de suprimentos e equipamentos, enquanto lidam com alunos que vivem em famílias desreguladas e passando necessidade. Quanto mais o papel dos professores precisa ser árduo e intenso para garantir que os estudantes recebam o estudo necessário, mais os profissionais ficam descrentes, largam a escola em pouco tempo e aceitam as diversas limitações que existem para cumprirem seu trabalho.
Mas não Janine Teagues (Quinta Brunson). A professora é a alma da esperança no ambiente, acreditando ser possível vencer todos os obstáculos e garantir o melhor estudo aos alunos. Mesmo quando as coisas dão errado, ela é quem insiste em ver o lado positivo e a acreditar nos alunos, por eles e por toda a escola.
4. Manish Kulkarni – Eu nunca…
Após a perda do pai, a recuperação dos movimentos da perna, os problemas com garotos, com as amigas e com sua batalha por ser a número um da classe, Devi Vishwakumar (Maitreyi Ramakrishnan) encontra conforto e reconhecimento em Manish Kulkarni (Utkarsh Ambudkar), seu professor de inglês.
Além de ambos serem indianos e entenderem a cultura, os costumes e a expectativa familiar, Manish acolhe, aconselha e apoia Devi, sendo uma pessoa de confiança e de autoridade que ela se dispõe a ouvir quando as coisas dão errado. A cumplicidade deles é invejável e o professor é fundamental para o maior equilíbrio (possível) da estudantes enquanto quase tudo parece desmoronar.
5. Jennifer Honey – Matilda
Jennifer Honey (Embeth Davidtz) é a professora e a mãe que Matilda Wormwood (Mara Wilson) precisa em sua vida. Com uma família disfuncional e uma diretora abusiva, é na senhorita Honey que a protagonista encontra conforto e esperança de ter uma vida recheada de amor e acolhimento, além de incentivo para estudar.
5. Minerva Mcgonagall – Harry Potter
Das intrigas mais simples aos embates clássicos com Voldemort (Ralph Fiennes), a professora Minerva Mcgonagall (Maggie Smith) sempre está preparada para proteger e cuidar dos alunos. Longe dos perigos, ela é a professora que reconhece o potencial dos estudantes e os instiga a atingiram o seu máximo, ajudando no que for possível para que eles cresçam.
Já imaginou ter uma professora que você sabe poder confiar para absolutamente tudo, sem questionar? Esse é o caso de Minerva.
6. Merlí Bergeron – Merlí
A vida pessoal de Merlí Bergeron (Francesc Orella), professor de filosofia, está uma confusão com despejos e relações familiares complexas, mas isso não impede que ele use todas as ferramentas possíveis para que os alunos reflitam questões filosóficas e aprendam lições a partir de suas próprias vivências. Embora seria mais fácil já receber a resposta para problemas sem precisar refletir, ter um professor como Merlí pode proporcionar um amadurecimento profundo, fora o aumento do conhecimento sobre a vida, problemas, e por aí vai…
7. Senhorita Norbury – Meninas Malvadas
Cady Heron (Lindsay Lohan) pode estar envolvida em uma grande confusão com Regina George (Rachel McAdams) e as ‘meninas malvadas’, mas a professora Norbury (Tina Fey) sempre está fazendo o que for possível para fazê-la reconhecer seu potencial na matemática e para ajudá-la a organizar qualquer bagunça. É ela quem incentiva Cady a participar da competição de exatas e ajuda a jovem a entender quem ela é, sem pensar nas expectativas dos outros.
E aí, qual dessas professoras você gostaria de ter na vida real?
+ Quer receber as principais notícias da direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Fonte: capricho