O distrito de Aldeia Velha, em Silva Jardim, oferece um ambiente pacato, com chão batido e muita natureza para ver a apenas duas horas do Rio de Janeiro. Ideal para quem busca ecoturismo, é um dos únicos lugares dão a chance de ver o mico-leão-dourado de perto.
A 136 km da capital, esse destino na Região dos Lagos conta com vários recantos de camping, cachoeiras e reservas, além de trilhas de diferentes níveis de dificuldade – trilheiros encontram até uma opção de longo percurso, ligando Aldeia Velha a Lumiar, distrito serrano de Nova Friburgo.
Os micos-leões de Aldeia Velha
Aldeia Velha é lar da Reserva Biológica Poço das Antas, destinada à conservação do mico-leão-dourado, endêmico e ameaçado de extinção. Por sinal, é a primeira reserva biológica do Brasil, com 51 anos de conservação, mas não tem visita permitida. Mesmo assim, em um local próximo, o Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado também faz o trabalho de conservação da espécie em 151 hectares e oferece visitas guiadas e uma série de atrações naturais.
Para quem está de olho em trilhas e avistamento dos animais, o parque oferece o percurso “na Trilha do Mico”, acompanhado por pesquisadores da associação. Outra opção é a Trilha do Jequitibá, com 600 metros, que dá uma oportunidade de ver os anfíbios que habitam a área – o nome vem do jequitibá de 15 metros de altura que marca o fim do trajeto.
Já a Trilha dos Vinháticos passa no meio da floresta, por uma antiga represa e várias árvores nativas de até 20 metros. A trilha é leve e de fácil acesso, mas um pouco mais longa: 1,1km.
Caso esteja acompanhado de crianças, a trilha Circuito do Lago é a mais fácil, desembocando em um espelho d’água e árvores que se misturam às bromélias. Ideal para ver pássaros, com só 500 metros de distância.
O Circuito Mico-Leão-Dourado é o percurso mais longo, com 3,5 km e dificuldade moderada. A vantagem é que ela passa por todas as atrações do parque. No percurso, está o já citado lago, o Mirante do Viaduto Vegetado, que dá vista a toda a reserva Poço das Antas, e a Torre da Restauração, que possui 15 metros de altura e 54 degraus. O funcionamento é de quinta a sábado das 8h30 às 16h e somente com agendamento prévio de no mínimo 48 horas pelo Whatsapp (22) 99750-7749.
Atrativos naturais
Um atrativo muito procurado no distrito é a Reserva Particular de Patrimônio Natural Bom Retiro. O espaço une uma fazenda à vegetação conservada e conta, além de trilhas, com projetos de educação ambiental.
A área compreende quase 500 hectares de Mata Atlântica. Embora nem tudo seja explorável, é uma visita que dá a oportunidade de tomar banho nos rios e duchas naturais. A depender do dia, a reserva também oferece atividades como música ou observação de estrelas, com acompanhamento de astrônomos.
Há também cachoeiras para visitar, como o caso da Cachoeira das Andorinhas, a 3,7 km de Aldeia Velha: uma queda d’água de 19 metros onde, apesar de não haver acesso para banho, pode-se praticar rapel. Ou, ainda, a Cachoeira das Sete Quedas, que fica um pouco mais longe, a 40 km, mas conta com passeio a cavalo e jipe.
Fonte: viagemeturismo