P
ara quem é acostumado a ter o celular do lado 24 horas por dia, é um desafio gigante. Muitas vezes, abrimos uma rede social e passamos a rolar o feed, automaticamente, sem, ao menos, perceber o que estamos fazendo. Ao tomar consciência desse hábito, que traz uma série de prejuízo para nossa saúde mental e física, muito jovens estão buscando ajuda na própria tecnologia para se livrar do vício das redes sociais.
Já mostramos aqui na , por exemplo, a. Ao colocar o aparelho dentro dela, você consegue estipular um tempo em que sua concentração será dedicada a outra coisa, e a caixa só será aberta quando esse período acabar. Agora, te apresentamos outro dispositivo que também tem feito sucesso para esse intuito: o Brick – um gadget projetado para bloquear aplicativos do celular.
Como funciona o ‘Brick’?
Ele é uma caixinha quadrada pequena. Para ativá-lo, é preciso baixar o aplicativo dele, criar um conta e permitir o acesso do Brick ao tempo de tela. No app, você consegue criar diferentes modos para bloquear diferentes aplicativos. Você pode criar o “modo estudo”, por exemplo, em que você deixa todas redes sociais (Facebook, Instagram, e X) bloqueados, mas consegue usar outras funções do celular ainda para pesquisar e estudar mesmo.
Você pode ativar esses modos pelo aplicativo ou tocando fisicamente com o celular no quadrado. Mas só é possível desativar o bloqueio tocando com seu smartphone no Brick. Então, se você deixar o dispositivo em algum outro cômodo da casa ou até sair e deixá-lo, não será possível acessar os apps que foram bloqueados – dificultando
E uma outra coisa legal é que dá para compartilhar com um amigo, já que um único Brick pode ser usado com vários celulares.
@lauradubugras TECH REVIEW: @getbrick Aproveitando para convidar qualquer pessoa que tem interesse em vício de tela / vícios / dopamina para o meu clube do livro. O livro inaugural é Nação Dopamina! Tem mais informações no meu destaques e no meu canal de transmissão. Teremos nosso primeiro encontro dia 14/10!
O ‘Brick’ foi criado por jovens
A ideia surgiu de Zack e TJ, dois jovens americanos de 23 anos, recém-formados na faculdade. Em texto no site da marca, eles contam que perceberam que os recursos presentes no celular estavam os afastando do que realmente importava – seja na biblioteca, no escritório ou em um jantar com a família.
“Embora a solução mais simples que encontramos tenha sido simplesmente parar de levar nossos celulares para todos os lugares ou adotar um celular flip, rapidamente percebemos a importância dos smartphones. Nós os usamos para pedir carona, documentar nossos dias com fotos e anotações, obter direções e inúmeras outras coisas que realmente enriquecem nosso dia a dia. Ao abrir mão dos nossos smartphones, seríamos forçados a abrir mão desses luxos que tanto consideramos garantidos”, explicam.
Foi assim que eles pensaram em criar sua própria solução para continuar com acesso ao celular, mas diminuir as distrações.
O Brick está disponível para iOS e Android e custa 59 dólares nos EUA. A novidade ainda não chegou ao Brasil.
+ Quer receber as principais notícias da direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Fonte: capricho