Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil. De acordo com a previsão do tempo, nesta terça-feira (22) ela se desloca para o oceano, mas ainda é responsável por temporais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
As instabilidades são reforçadas pela presença de um cavado meteorológico e pela umidade que vem da Amazônia. São esperados volumes elevados de chuva em praticamente toda a região Sul, especialmente na Grande Porto Alegre, no leste catarinense e no centro-leste paranaense.
Na região Norte, as instabilidades ganham ainda mais força e se espalham nesta terça-feira. Estão previstas chuvas fortes no Acre, sul do Amazonas e norte de Rondônia.
As capitais Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) estão na rota das tempestades, com volumes altos de chuva. Áreas de instabilidade em diversos níveis da atmosfera e mais o calor e a umidade locais colaboram para a formação dessas nuvens de tempestade.
No Tocantins e no Pará, a chuva diminui e se torna mais isolada, assim como acontece com Amapá e Roraima. Apesar da chuva, o calor permanece e a previsão é de um dia bastante abafado.
Tempo no restante do país
Nas demais áreas do Brasil, faz sol e calor, com pancadas de chuvas à tarde e chance de temporais isolados. O tempo firme é previsto apenas na costa do Rio de Janeiro, e entre o Ceará e o norte da Bahia.
A Bahia, aliás, recebeu muita água no último fim de semana. O município de Prado, no sul do estado, registrou 200 milímetros de chuva.
Fonte: canalrural