Em vida, serviu tanto como uma luz para muitos cinéfilos quanto uma fonte de frustração para muitos (ocasionalmente, ambos ao mesmo tempo). desafiaram o cinema tradicional a ponto de se tornarem incompreensíveis para muitos, exigindo explicações. Lynch recusou-se terminantemente, desejando preservar a experiência do espectador, deixando-o interpretar as imagens como bem entendesse.
Muitos dos herdeiros de Lynch não têm esse tipo de leitura e, curiosamente, no cinema estadunidense, os irmãos e são os que realmente conseguem chegar a esse nível.
Não sem meu chapéu
Parece inacreditável, visto que os filmes da dupla são muito mais acessíveis e próximos da ideia de entretenimento do que os de Lynch. Mas, embora não caiam , além de uma certa predileção pela lógica caricata que às vezes permeia seu humor, seus melhores filmes empregam imagens com uma certa ambição abstrata que convida à interpretação para desvendar o filme em sua totalidade.

20th Century Fox
, a primeira de suas obras-primas, possui essa qualidade, apesar de uma aparência muito mais lógica e terrena. Inicialmente, o maior mistério reside na série de intrigas e esquemas dos personagens para manter o poder e até mesmo suas vidas no perigoso mundo do crime .
Mas, acima de tudo, há um símbolo que muitos ainda tentam decifrar: o chapéu. Ou melhor, a onipresença de imagens deles sozinhos, às vezes rolando no chão, e como os personagens estão quase constantemente procurando por eles. Como é o caso de Tom Reagan (), tenente irlandês que trabalha para o maior gângster da cidade e a quem ele ocasionalmente trai de várias maneiras, tentando fazer movimentos estratégicos que não causem sua morte.
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A multiplicidade de chapéus assume aqui conotações quase metafísicas. Mas os diretores, no estilo de Lynch, não consideram a imagem do chapéu como representativa de nada. “É uma imagem que surgiu para nós, que gostamos e se implantou”, afirmou Joel Coen em uma entrevista – algo que poderia ser aceito se os chapéus não fossem ovais. Os filmes dos irmãos são compostos de círculos ou figuras redondas, de moedas a bolas de boliche, que em parte representam os desejos não expressos de seus personagens ou as ameaças demoníacas de conceitos como o capitalismo.
É apropriado que o chapéu esteja presente aqui, visto que era um acessório essencial na época. Não usar um chapéu implicava dissidência implícita, e em todos os momentos em que Reagan está particularmente vulnerável ao perigo, ele sente falta do chapéu. Cada vez que , ele já perdeu o seu há muito tempo.
O fato de o personagem de Byrne ser tão obcecado consigo mesmo, mesmo que isso seja apresentado quase casualmente na história, demonstra sua necessidade de segurança diante da tarefa complexa que deseja empreender. É uma forma de se apegar à masculinidade convencional da época, mas também de não se expor em um jogo em que um passo em falso significa ser baleado em uma rodovia distante.
Seja esta a verdadeira explicação para a presença recorrente do chapéu em Ajuste Final ou não, a realidade é que os irmãos Coen introduzem aqui elementos que demonstram uma concepção mais ampla e madura dos filmes de máfia, o que impulsiona o longa a ser uma obra-prima do gênero – e parte do que os torna cineastas essenciais.
Fonte: adorocinema